Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Condenados por difamação

TELETIPO

Na Tailândia, os jornalistas Sathien Chantimathorn e Suchart Srisuwan foram condenados a três meses de detenção por difamar, em maio de 2001, o então primeiro-ministro Chuan Leekpai. Sathien escreveu que o político era negligente com a família e só mostrava afeto para melhorar sua imagem pública. Suchart era editor do Matichon, jornal que publicou o texto. Chuan, que reivindicava pedido de desculpas e não indenização, garante que tudo não passa de mentira. Segundo a AP [5/8/02], não se sabe onde os jornalistas ficarão presos, mas terão direito a visita diária de uma hora.

A Justiça francesa ordenou o fechamento do sítio do grupo de extrema-direita Unidade Radical e multou em US$ 4.877 Nossas Raízes, organização que administrava a página. Em julho, Maxime Brunerie, da Unidade, tentou disparar contra o presidente Jacques Chirac no Dia da Bastilha. A queixa contra o sítio foi feita pela União Francesa de Estudantes Judeus e pelo grupo anti-racista J’accuse, que alegam que ali havia material de incitação ao ódio e à violência racial. Jean Marie Le Pen, ex-candidato do partido de extrema-direita Frente Nacional, que teve votação expressiva na últimas eleições presidenciais, considera a decisão do juiz Jean-Pierre Marcus "grave ataque à liberdade de expressão". Informações da AP [8/8/02].

A New York Times Magazine montou equipe de arquitetos famosos para elaborar projeto para a área onde ficava o World Trade Center, o chamado Ground Zero. Liderada pelo crítico de arquitetura do Times, Herbert Muschamp, o grupo inclui os projetistas Fred Schwartz, Rafael Viñoly Charles Gwathmey, Peter Eisenmann e Richard Meier, entre outros. O jornal ainda não anunciou a idéia oficialmente, mas, segundo o New York Observer [12/8/02], a sugestão de obra será publicada no dia 8/9.