MONITOR DA IMPRENSA
ZIMBÁBUE
O presidente Robert Mugabe, há mais de 20 anos no poder no Zimbábue, está acusando um editor e dois repórteres do único jornal independente do país de difamação, por reportagens sobre um escândalo de corrupção do qual Mugabe seria o grande beneficiário.
Segundo Jan Raath, do Washington Post (6/4/01), os três acusados tiveram de comparecer à delegacia central de Harare, a capital do país, para prestar esclarecimentos sobre a revelação, feita em novembro do ano passado, do pagamento de suborno para o fechamento do contrato de construção do milionário aeroporto internacional. De acordo com o jornal, o filho de um ministro saudita teria reclamado ao presidente por ter de pagar grandes quantias a ministros, funcionários públicos e executivos, incluindo o sobrinho de Mugabe, para assegurar o contrato. Uma cópia da carta, publicada no Daily News, dizia que US$ 20 milhões da obra teriam ido para a construção da nova mansão de Mugabe num bairro nobre de Harare.
Em janeiro, uma bomba quase acabou com todas as gráficas do jornal, e ninguém duvidou de que o culpado era o governo. "Agora parece que estão tentando nos liquidar mentalmente com a lei", disse o editor. O Daily News tornou-se o principal alvo da fúria de Mugabe depois de sua destemida cobertura da campanha de terror lançada pela União Nacional Africana de Zimbábue (Zanu), partido de Mugabe, nas eleições parlamentares do ano passado. Fundado em 1999, o jornal é hoje a publicação de maior circulação no país.
NBC INTERNET
Depois que várias grandes empresas da mídia americana fecharam suas subsidiárias na internet, a rede NBC concluiu que seria impossível tornar seu empreendimento eletrônico, a NBCi, lucrativo. A assessoria de imprensa da rede divulgou que as propriedades do portal serão reincorporadas à matriz, informou a agência Reuters (9/4/01).
A transação, que deve ser concluída até o meio do ano, custará US$ 85 milhões à NBC, e a empresa já anunciou que haverá demissões. Uma estratégia de assentamento das propriedades do portal na rede será desenvolvida, baseada nas que já trouxeram retorno, como o sítio MSNBC.com.
Segundo a Reuters, analistas afirmaram que a NBCi foi a última de uma série de empresas que tiveram de rever seus investimentos online nos últimos meses, devido à queda brusca de anunciantes. A empresa foi uma das primeiras da grande mídia a se aventurar no mercado online, colocando suas propriedades de web em uma companhia separada. Ela foi criada em 1999, depois de um acordo da rede com outras companhias de internet.
Para as empresas que fazem grande sucesso com sua mídia offline, esses portais acabaram se tornando constrangedores, podendo levar imagem negativa à companhia, disse o analista Robert Hertzberg à Reuters. De acordo com a Associated Press (9/4/01), no dia do anúncio do fechamento, 9 de abril, as ações da NBC fecharam em alta de 64 centavos de dólar, ou 43%, e sua proprietária, General Eletric Co., em alta de 84 centavos de dólar, ou 2%.
Monitor da Imprensa ? próximo texto
Monitor da Imprensa ? texto anterior