SEIS ANOS
José Carlos Marão (*)
O crescimento da audiência do Observatório da Imprensa online é uma homenagem ao leitor brasileiro: dá para perceber, pelo número de visitantes e pelo tempo que ficam conectados, que é cada vez maior o bloco de pessoas que não aceitam as posições da grande mídia.
Esses leitores, com forte espírito crítico e com visão mais lúcida da sociedade, representavam uma modesta média de 2.200 page views por dia (com esporádicos picos de 6 a 8 mil/dia), até agosto de 2000. Hoje, 20 meses depois, a média utrapassou 15 mil page views diários, com picos de 25.000, atingidos em 13 de março e em 24 de abril.
Para quem gosta de falar em totais mensais ? como, por exemplo, as agências de publicidade ?, em abril deste ano o Observatório da Imprensa obteve 424.127 impressões. O quadro abaixo mostra o estágio atual da edição online:
Uma outra demonstração do nível dos visitantes
do Observatório da Imprensa é o tempo médio
de conexão dos leitores: em torno de 20 minutos por visita.
Mesmo com a opção cada vez mais utilizada de salvar
as páginas para posterior leitura, esse é um tempo
provavelmente superado apenas por jogos interativos online,
Outra referência importante é o número de unique
visitors ? esta, uma medição que registra, no
mês, apenas uma vez o visitante que navegou pelo OI por uma
ou mais vezes durante o período. Para um sítio de
web tão específico, impressiona a média maior
do que 3.000 unique visitors por dia ? com um total acumulado
de 102.000, em abril. Mais dois quadros ilustram esse desempenho:
É claro que ao longo dos seis anos de existência do
Observatório houve mudanças significativas.
Uma das mais marcantes foi a migração para o portal
iG. O salto inicial da audiência foi da média de 2.200
para 12.000 impressões diárias. Depois de uma leve
queda, esse número voltou a crescer de forma constante e
consistente. Mas uma nova alteração estava para vir:
a adoção, de fato, da periodicidade semanal do Observatório
da Imprensa, em fevereiro de 2001. Foi a consolidação
daquele crescimento constante, como pode ser visto no quadro abaixo:
Mas o que mais importa é que o visitante (e leitor) do Observatório
da Imprensa é exigente, é preocupado e não
faz parte do rebanho que docilmente aceita as "verdades"
da mídia. E o crescimento mostra que o Observatório,
enquanto cumpre seu papel de espaço de opinião e de
fiscalização da mídia, está colaborando
para uma sociedade mais informada e mais esclarecida.
(*) Jornalista