Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Daniel Castro

XUXA & FAUSTÃO

“Globo oferece 4 anos a Fausto e prorroga Xuxa”, copyright Folha de S.Paulo, 24/5/02

“A apresentadora Xuxa Meneghel assinou na semana passada aditivo prorrogando seu contrato com a TV Globo por mais um ano. O atual contrato da artista, que venceria no final deste ano, terá agora seu término em 2003.

Até lá, Xuxa irá testar novamente sua receptividade ao público infantil. Em agosto, deve entrar no ar na Globo o matinal ?Xuxa Só para Baixinhos?_as chamadas da atração devem começar a ser veiculadas já em junho, anunciando o retorno de Xuxa e a construção de cenários.

Se o programa for um sucesso, o ?passe? de Xuxa se valoriza na renegociação de um contrato de maior duração no ano que vem. A continuidade do ?Planeta Xuxa?, aos domingos, ainda não está confirmada. A intenção da empresária de Xuxa, Marlene Mattos, é manter a atração no ar.

A Globo também negocia a renovação do contrato de Fausto Silva. Ameaçado de sair do ar no ano passado, o apresentador do ?Domingão do Faustão? passa por uma boa fase com a volta, desde abril, à liderança no Ibope.

A emissora ofereceu a Fausto Silva um novo contrato de quatro anos _o atual vence em março de 2003. Silva fez uma contraproposta de dois anos.

A amigos, o apresentador tem dito que recebeu de outras emissoras propostas artística e financeiramente interessantes, mas avalia que por enquanto é melhor continuar na Globo.

Outro Canal

Trombada 1 ? Ontem foi dia de relatórios no jornalismo da Globo. As imagens mostradas anteontem pelo ?Jornal Hoje? não eram de acidente de trem de carga, na quarta, em Cubatão. Eram de outro local da ferrovia e de vagões tombados anteriormente na serra.

Trombada 2 ? As imagens foram feitas pelo Globocop. Mas o jornalismo de São Paulo culpa a TV Tribuna, afiliada em Santos, que não gravou o acidente porque o local era de difícil acesso por terra.

Suspiro ? A cúpula da Globo está aliviada. As gravações de ?Esperança? estão em dia. O autor, Benedito Ruy Barbosa, e o diretor, Luiz Fernando Carvalho, têm fama de atrasar cronogramas.

Cerco ? Já na disputa por canais de TV em São José dos Campos, Jundiaí, Campinas e Piracicaba, o apresentador Gugu Liberato, do SBT, acaba de entrar em mais duas concorrências, em Pindamonhangaba e em Bragança Paulista. Desse jeito, vai conseguir montar uma rede.

Anais ? A tarde de anteontem vai entrar para a história da TV. Ameaçada de perder o terceiro lugar no Ibope, a Record, no ?Note Anote?, revelou que uma reportagem exibida pelo ?Canal Aberto?, da Rede TV!, era armação. Ao mesmo tempo, a Rede TV! exibia material desfavorável ao pagodeiro Netinho de Paula, da Record.”

 

O CLONE

“Após susto, Globo recupera ibope com ‘Clone'”, copyright Folha de S.Paulo, 25/5/02

Graças à novela ?O Clone?, a Globo registrou nos últimos meses uma recuperação ?espetaculosa? no Ibope. Passado o susto da concorrência com ?Casa dos Artistas?, que levou a Globo a registrar média de 28 pontos no horário nobre em dezembro passado, a menor de sua história, a emissora atingiu em abril média de 35 pontos, a maior em um mês desde 2000. Os dados são da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a cerca de 47 mil domicílios.

A recuperação, avalia a Globo, também se deve à novela das sete, ?Desejos de Mulher?, que chegou a dar média de 38 pontos, a ?Big Brother Brasil? e ao ?Fantástico? _que em abril voltou a se conso>lidar como líder. Além disso, cresceu o número de televisores ligados (em abril, foi de 66%, contra >média anual de 63% em 2001). Ao bater sucessivos recordes de audiência, ?O Clone?, no entanto, foi o principal responsável pela recuperação _inclusive pelo aumento de TVs ligadas.

O crescimento da Globo na faixa das 18h às 24h não representou queda significativa da concorrência. O SBT manteve-se na média de 15 pontos, a mesma do ano passado _mas chegou a 17 em novembro. A Record cresceu 1 ponto e chegou a 7. As demais redes mantiveram seus índices (Rede TV! e Band, 3; Cultura e Gazeta, 1). Embora a TV paga não chegue a ser expressiva, avalia-se que o serviço esteja perdendo telespectadores para a TV aberta.

Outro canal

Antena ? José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, voltou a circular pelos corredores do SBT anteontem à tarde. Almoçou com o vice- presidente, José Roberto Maluf. Prato do dia: o canal de TV que Boni ganhou em concorrência em Taubaté (SP), região em que o SBT não possui afiliada. O Senado está prestes a aprovar a concessão.

Amarelo 1 ? A Globo vem tentando convencer o governo federal a pressionar a Fifa para que libere a emissora a abrir pelo menos as transmissões dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo para antenas parabólicas. A favor da emissora, há a Lei Pelé, que diz que todos os jogos do Brasil deverão ser transmitidos em todo o território nacional por pelo menos uma rede aberta.

Amarelo 2 ? O contrato da Globo com a Fifa impede o sinal aberto para parabólicas, o que irá prejudicar pelo menos 7 milhões de proprietários desse tipo de antena. A Globo não irá descumprir o contrato sem uma intervenção federal. Uma alternativa em estudo é um decreto ?regulamentador? do presidente FHC.

Véu ? Gugu Liberato viaja segunda-feira para o Marrocos. Inspirado em uma revista de viagens, vai ?documentar? para o ?Domingo Legal?, do SBT, o ?país que a novela das oito da Globo não mostra?. O material só será exibido às vésperas do final de ?O Clone?.”

 

COMANDO DA MADRUGADA

“‘Comando da Madrugada’ volta à Band”, copyright O Estado de S.Paulo, 26/5/02

“O programa Comando da Madrugada, do jornalista Goulart de Andrade, volta à tevê, no dia 1? de junho, à meia-noite, na Band, com participação de Lila Covas, que prepara uma sopa de peixe, prato que o ex-governador Mário Covas odiava.

A atração, que existe há 25 anos, estava fora do ar desde o ano passado, quando era transmitida pela Gazeta. Ele já passou por todas as emissoras, menos pela TV Cultura. Começou em 1978, na Globo. Depois foi para a Gazeta, onde acoplou o Perdidos na Noite, de Fausto Silva. De lá, os dois programas migraram para a Record. ?Nessa época, o Fausto recebeu uma proposta milionária e nós nos separamos?, conta Goulart de Andrade. Depois disso, o Comando se instalou na Band, foi para o SBT, Manchete, Record e Gazeta.

Goulart de Andrade orgulha-se de ter colocado no ar, pela primeira vez, pessoas como Nany People, Marcos Morcef, Alicinha Cavalcanti e Mino Carta para fazer reportagens e crônicas em seu programa. Desta vez, a repórter Luciene Bahl dará uma força ao jornalista.

Para sua volta à Band, Andrade não preparou nada muito diferente do formato original do Comando. ?Há uma grande diversidade de matérias que vão desde comportamento à denúncias?, afirma. O único pedido da emissora foi para que ele não reprisasse tantas reportagens antigas. ?Eu adoro fazer isso. Tenho um arquivo de 11 mil horas de gravações. Eu prometi só usar material inédito, mas não sei se conseguirei cumprir a promessa?, confessa.”

 

PFL vs. JABOR

“Advogado do PFL confirma processo contra Jabor”, copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 24/5/02

“A briga entre o PFL e o cineasta, comentarista e colunista Arnaldo Jabor ainda vai dar muito o que falar. Os comentários na CBN e nos telejornais da Globo indignaram os parlamentares do partido, que foram chamados de ?chantagistas e sonegadores?. A informação é de um dos advogados do PFL, Admar Gonzaga. ?A esposa de Jabor (Suzana Villas Boas) trabalha na candidatura de José Serra que, por coincidência, é o único candidato que o comentarista não critica?, acusa.

?Que jornalismo é esse que ele (Jabor) pratica? Ele disse que tudo que os partidários do PFL fazem é baseado em troca de favores?, diz Gonzaga. Segundo o advogado, o que mais ofendeu os parlamentares foi Jabor ter ?sugerido? ao governo que os R$ 400 milhões de prejuízos causados pelo atraso na votação da CPMF poderiam ser cobrados dos impostos sonegados pelos políticos do partido.

Gonzaga explicou que o PFL entrou com um pedido de retratação na 1? Vara de Justiça de Pinheiros, em São Paulo. ?Desde que foi notificado, ele falou mais duas vezes a mesma coisa. Agora, vai receber uma representação criminal por injúria, calúnia e difamação?, conta. ?Se algum deputado que se sentiu ofendido quiser processá-lo por danos morais terá todo o apoio do partido. Jabor até contribuirá para a arrecadação da CPMF?, ironiza.

A jornalista Mônica Bergamo escreveu, em sua coluna na Folha de S. Paulo desta sexta-feira (24/5), que o presidente do partido, Jorge Bornhausen, disse aos irmãos Marinho, das Organizações Globo, que vai processar Jabor. Em comentários na Rádio CBN e nos telejornais da Globo, segundo o texto de Mônica, Jabor disse que o senador Bernardo Cabral é ?o boto tucuxi, que sai do rio para comer ministras?. Sobre o vice Marco Maciel disse que é ?gilete de perfil? e ?macarrão de gravata?.

Comunique-se tentou conversar com Jabor e sua mulher. Ele está na Europa e Suzana, segundo assessora do casal, também está viajando.”