Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Daniel Castro

SBT vs. GLOBO

“SBT tira filmes de James Bond da Globo”, copyright Folha de S. Paulo, 26/02/03

“Em resposta ao assédio da Globo sobre a parceira Disney, o SBT fechou um acordo com o estúdio MGM em que adquire todo o acervo dos filmes do personagem James Bond, inclusive o último (o vigésimo), ?007 – Um Novo Dia para Morrer?, lançado nos cinemas brasileiros em janeiro.

Com o pacote da MGM, segundo o SBT, a Globo, em 2005, já não terá mais direito de exibição de qualquer filme do agente 007.

O SBT começa a mostrar filmes mais antigos de James Bond já neste ano. O personagem, assim como no cinema, é garantia de boa audiência na TV. No ano passado, o SBT superou a Globo no Ibope com ?007 – O Mundo Não É o Bastante? (1999), um dos poucos não comprados pela Globo, que já deteve a maior parte do acervo e exibiu, em 1997, um festival James Bond.

Do acordo com a MGM fazem parte ainda os longas ?Pecado Original? (com Antonio Banderas) e ?Vida Bandida? (Bruce Willis), entre outros.

O SBT também fechou contrato de exclusividade, por cinco anos, com a Paramount, pelo qual tem direito à preferência de escolha de cerca de 30 filmes inéditos por ano. A partir de 2004, exibe os primeiros, como ?Vanilla Sky?.

Como já tem acordos de exclusividade com Disney (até 2004) e Warner (até 2008), o SBT reduz as opções de filmes para a Globo, entre os grandes estúdios, à Universal, Fox e Columbia.”

 

FOLHA PREMIADA

“Folha ganha 3 prêmios de qualidade gráfica”, copyright Folha de S. Paulo, 26/02/03

“A Folha conquistou três prêmios pela qualidade gráfica de suas páginas da Society for News Design, uma entidade internacional que reúne 2.500 publicações e designers de 50 países.

Os prêmios foram dados às primeiras páginas do dia 30 de junho e 1? de julho do ano passado, ambas sobre a conquista do pentacampeonato de futebol, e a uma série sobre os craques da Copa, publicada entre abril e maio no caderno Esporte.

Entre as publicações brasileiras, ?O Globo? e ?Correio Braziliense? receberam seis prêmios cada. ?O Dia? ficou com cinco e a revista ?Estampa?, publicada pelo jornal ?Valor Econômico?, com um.

A 24? edição do prêmio Best of Newspaper Design avaliou 12.760 trabalhos.

Depois de quatro dias de julgamento, quatro publicações foram eleitas como as melhores do mundo em projeto gráfico: ?Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung? e ?Die Zeit?, ambos da Alemanha, ?The Independent on Sunday?, da Inglaterra, e ?Récord?, do México.”