Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Demitido, mas em Harvard

TELETIPO

O ex-publisher do jornal canadense Ottawa Citizen, despedido por criticar o primeiro-ministro Jean Chrétien, ganhou bolsa de estudos em Jornalismo na Universidade de Harvard. Em junho, Russell Mills perdeu o emprego por publicar editorial pedindo a renúncia do premiê, amigo da família Asper (leia-se CanWest Global), dona da maior rede de jornais do Canadá. Ganhador da Nieman Fellowship, Mills passará um ano estudando Jornalismo na mais antiga universidade americana. Informações da Reuters [5/8/02].

A revista mensal Latina, dirigida a mulheres hispânicas bilíngües, fez acordo com a Avon para vender assinaturas. As quase 80 mil representantes da empresa de cosméticos que atendem a este público vão passar a revender a publicação, que segue a fórmula saúde, beleza e moda, com uma diferença: a mistura de idiomas nas manchetes ("Work it, Chica!") e a publicação de artigos em inglês e espanhol. Conta David Carr [New York Times, 5/8/02] que Latina atualmente imprime 230 mil exemplares, mas tem espaço para crescer: de acordo com o censo, existem nos EUA 13,8 milhões de mulheres hispânicas que falam inglês fluentemente.

A agência que fiscaliza os padrões da propaganda na Inglaterra criticou o anúncio da Worldwide Fund for Nature, que destaca os riscos de substâncias químicas na comida. A mensagem publicitária mostra a foto de um feto ao lado de um texto dizendo que "nossos corpos estão contaminados com mais de 300 produtos químicos fabricados pelo homem e muitos desses poluentes estão relacionados a defeitos congênitos". A agência classificou o anúncio de alarmista, alegando que leva a crer ? erroneamente ? que as 300 substâncias podem ser encontradas num só indivíduo, e não em toda a população, e que ainda não foram comprovados danos à saúde. Informações de Claire Cozens [Guardian, 7/8/02].