Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Desconto para políticos

TELETIPO

Chega da AP [11/2/02] a notícia de que as redes de TV e rádio americanas estão se empenhando num lobby contra a lei federal que as obriga a cobrar de políticos em campanha o valor mais baixo de sua tabela. A propaganda política rendeu US$ 770 milhões às emissoras dos EUA em 2000. A lei foi aprovada pelo Senado no ano passado. A intenção é reduzir o custo das campanhas e, conseqüentemente, o montante de dinheiro que passa pela mão dos políticos. A Associação Nacional de Emissoras, no entanto, alega que esse é o primeiro passo para o horário político obrigatório, que caracterizaria uma infração ao direito de livre expressão.

O grupo Reuters anunciou no dia 12 que vai cortar mais 200 empregos devido à recessão da economia. Em julho, a agência de notícias demitiu 1.100 funcionários e em outubro, mais 500. Os novos cortes foram anunciados quando a Reuters divulgou seus lucros de 2001 (34% a menos em relação ao ano anterior). A companhia está passando por uma reorganização radical ordenada pelo executivo-chefe, Tom Glocer. As informações são da Associated Press (12/2/02) e The Guardian (12/2/02).

O editor do The Post, único jornal privado da Zâmbia, foi detido pela polícia por "difamar" o presidente Levy Mwanawasa. Fred M?membe publicou declarações de Dipak Patel, político de oposição, que descreveu Mwanawasa como um "repolho". Patel foi intimado e M?membe conseguiu liberdade sob fiança; de acordo com a BBC News (12/2/02), o editor já responde a processo por ter chamado o ex-presidente Frederick Chiluba de ladrão.