PRINCIPAIS LIVROS DE 2003
Livros de dieta, incluindo três do falecido Robert Atkins, e títulos políticos dominaram a lista dos 20 livros de não-ficção mais vendidos nos EUA. O número 1 da lista, de acordo com a Nielsen Bookscan, que pesquisa 70% do mercado editorial de varejo, foi A Dieta de South Beach, de Arthur Agatson, com 2,3 milhões de cópias vendidas.
Atkins consta na lista dos "10 mais" com duas edições diferentes de A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins, que totalizaram 2 milhões de exemplares vendidos, A Revolucionária Dieta Antienvelhecimento, com 1 milhão de cópias, e Dr. Atkins? New Carbohydrate Gram Counter (não foi lançado no Brasil), com 641 mil cópias.
The Ultimate Weight Solution, do apresentador de TV Phil McGraw, foi o sétimo colocado, com 836 mil exemplares vendidos. The Purpose Driven Life, de Rick Warren, foi publicado em 2002 e vendeu 1,5 milhão de cópias este ano, ocupando o segundo lugar.
Em quarto lugar ficou Seabiscuit, de Laura Hillenbrand, publicado em 2001, com mais de 1,1 milhão. Vivendo a História, da senadora Hillary Clinton, foi o quinto, com quase 1,1 milhão de livros vendidos ? apesar de que as vendas no Wal-Mart e outros locais não-monitorados pela Nielsen Bookscan poderiam elevar o número total.
Entre os políticos, o livro do humorista liberal Al Franken, Lies (And the Lying Liars Who Tell Them) superou o do conservador Bill O?Reilly, Who’s Looking Out for You? O placar foi 674 mil a 430 mil cópias. Lies foi o nono colocado, e o livro de O?Reilly, o 12o.
Outros títulos políticos entre os 20 mais vendidos do ano foram Dude, Where’s My Country?, do ácido Michael Moore (366 mil cópias vendidas, 18o lugar), e Treason, da conservadora Ann Coulter (365 mil cópias vendidas, 19o lugar). Informações de Paul D. Colford [New York Daily News, 24/12].