MONITOR DA IMPRENSA
CARTÉIS DE MURDOCH
DirectTV e Sky?
A General Motors anunciou na semana passada ter aprovado a continuação das negociações para unir sua Hughes Electronics Corp., proprietária do provedor de TV via satélite DirecTV, à Sky, do magnata Rupert Murdoch, de acordo com Derek Caney, da agência Reuters [1/4/01]. O porta-voz da GM ressaltou que a empresa continua aberta a outras alternativas, mas o acordo com a News Corp. é até o momento o foco de suas atenções. Desde que Murdoch apresentou uma proposta formal aos executivos da GM, no final do mês de abril, as discussões entre a News Corp. e a Hughes têm oscilado em questões de preços e controle da companhia combinada.
Ecos na América Latina
Depois do anúncio da General Motors, cresceu a especulação sobre uma fusão Sky-DirecTV na América Latina. As duas companhias de televisão via satélite da região podem finalmente se tornar lucrativas se o acordo entre suas matrizes der certo, disse Fiona Ortiz [Reuters, 3/4/01]. O empreendimento favoreceria também os gigantes da mídia Televisa, no México, e Globo, no Brasil, que controlam as unidades da Sky e as operadoras de cabo dominantes em seus mercados.
A News Corporation, de Rupert Murdoch, pretende unir a DirecTV, que têm 10 milhões de assinantes nos EUA, com sua Sky Global Networks, que se estende a Ásia, Austrália, Europa e América Latina. Para alguns analistas, agências reguladores governamentais podem se opor. A fusão juntaria cerca de 2,8 milhões de assinantes numa única grande firma de TV via satélite na América Latina, o que impediria a competição.
A união era prevista, já que depois de quatro anos nenhuma das duas conseguiu lucros na região. "Acho que a indústria de satélite no Brasil e no México é um monopólio natural", disse o analista de mídia Matthieu Coppet. Afinal de contas, o nível de pobreza dos dois países limita o potencial de clientes. A fusão acabaria com a competição que tanto prejudicou a Sky e a DirecTV, principalmente por causa da guerra de preços que custou caro às duas empresas.
Não convenceu
Desta vez, Rupert Murdoch não convenceu, disse Paul Colford [New York Daily News, 1/5/01]. Desafiado a mostrar as contas do New York Post para provar que o jornal não dá lucro ? e assim poder comprar a Chris-Craft Industries, que inclui o WWOR/Canal 9, sem ter de se desfazer do Post ?, Murdoch falhou. A apresentação foi considerada irresponsável e incompleta. 0s grupos que lutam contra a aquisição afirmaram que o anúncio de Mortimer B. Zuckerman, proprietário do Daily News, de que poderia comprar o Post, é prova do bom empreendimento que é a empresa.
A News Corporation, de Murdoch, conseguiu concessão da FCC (Comissão Federal de Comunicação) em 1993, que permitiu a compra do WNYW/Canal 5. Agora, a companhia já anunciou que se a FCC não permitir que mantenha os canais e o jornal, todos na região de Nova Iorque, o Post será fechado ou vendido.
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