Fernando Mendes (*)
Sobre o artigo "Dietas com fibras podem causar câncer de cólon e reto", publicado pela Globo.com e a revista Época a partir de notícia da France Presse, digo que a publicação dessa falsa notícia é uma irresponsabilidade. A pesquisa publicada em The Lancet só envolveu um suplemento de ispaghula husk, fibra que não faz parte das dietas comuns ricas em fibras.
Comparemos o que diz o título da notícia veiculada pelo Globo.com e o fato como realmente aconteceu: "Os suplementos de ispaghula husk, uma fibra incomum em dietas ricas em fibra, pode provocar reincidência de pólipos pré-cancerígenos" e "Dietas com fibras podem causar câncer de cólon e reto" (de acordo com o Globo.com). Fica óbvia a distorção.
Não se pode testar uma única fibra em cápsulas e generalizar a conclusão para toda uma dieta, que inclui vários tipos de fibras e nutrientes que podem estar sinergicamente associados ao efeito anticâncer.
O artigo original do Globo.com está em <www.globo.com/noticias/arquivo/saude/20001013/4q3768.htm> na seção Saúde, e foi republicado como nota na revista Época em <www.epoca.com.br/nd/20001014ct_a.htm> na seção de Ciência e Tecnologia. Segundo a Associated Press, a fibra estudada não faz parte das dietas comuns ricas em fibras. Veja em <www.infobeat.com/stories/cgi/story.cgi?id=2570534889-0ff>:
"The latest study, conducted by scientists at the University of Bourgogne, France, does not address the effect of a high-fiber diet, but of supplements of one type of fiber _ ispaghula husk, a compound similar to psyllium that is not part of the average diet."
Uma notícia distorcida dessas pode levar as pessoas a ignorar conselhos médicos benéficos à saúde, e em última instância, contribuir para a morte e o sofrimento dos pacientes de câncer. Não basta traduzir e "amputar" a reportagem da France Presse, temos que pensar e avaliar com responsabilidade o que é apresentado como notícia.
(*) Rio de Janeiro, e-mail <fmendes@email.com>
OfJor ? bloco anterior
OfJor ? próximo bloco