Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edições online ameaçam as impressas

JORNAIS ELETRÔNICOS

As edições online dos jornais estão começando a afetar negativamente a venda de exemplares impressos. É a constatação a que chega a última pesquisa da Belden Associates, um instituto de pesquisa sediado em Dallas, nos EUA.

No segundo trimestre de 2002, a Belden concluiu, através de uma pesquisa online, que houve o mesmo número de visitantes de sítios de jornais encerrando ou iniciando assinaturas impressas. A última pesquisa, no entanto, exibiu dados desanimadores: apenas 8% de usuários online compraram mais exemplares, enquanto 12% compraram menos. Vinte por cento afirmaram ler a edição impressa com menor freqüência, e 6% disseram ler mais a versão impressa, de acordo com reportagem de Carl Sullivan [Editor & Publisher, 30/6/03].

"Não estamos tão assustados, mas achamos que a indústria deve ficar de olho nisso", disse Greg Harmon, diretor interativo da Belden.

Há um lado alentador. Cerca de 25% de assinantes da versão online disseram que pretendem ou gostariam de fazer uma assinatura no futuro. Harmon afirmou que os publishers deveriam se dedicar mais ao marketing das edições impressas em seus sítios.

A pesquisa se baseou em jornais locais, como Las Vegas Review-Journal, Denver Rocky Mountain News, The Denver Post, Dayton Daily News (Ohio) e Longview News-Journal (Texas).