TELETIPO
Foi absolvido o editor processado na Turquia por publicar ensaios políticos do pensador Noam Chomsky, professor do MIT americano. Faith Tas teria produzido "propaganda contra a unidade do Estado" ao imprimir o livro "Intervencionismo americano", em que Chomsky critica a repressão da minoria curda no país e acusa Washington de ter apoiado violações dos direitos humanos pelo governo da Turquia. Informa a BBC (13/2/02) que o autor viajou para Istambul para apoiar Tas, julgado sob leis anti-terroristas. Comentando a decisão, Chomsky disse esperar que ela sirva como um passo em direção ao estabelecimento da liberdade de expressão no país.
O Boston Globe e um seu ex-repórter foram condenados a pagar mais de US$ 2 milhões a uma pesquisadora por difamação. O jornal publicou a notícia ? falsa ? de que a Dra. Lois Ayash, que trabalhava para o Dana-Farber Cancer Institute, assinara a prescrição médica que resultou na morte de uma colunista do Globe, por overdose de drogas quimioterápicas. O tribunal estipulou que o instituto e o antigo chefe da equipe, que demitiram Ayash, também deverão pagar outros US$ 2 milhões. As informações são do New York Times (13/2/02).
Michael Kinsley, editor da revista online Slate, está deixando o cargo, dois meses após revelar que sofre do mal de Parkinson há oito anos. O jornalista de 50 anos garantiu que sua saúde foi "fator menor" na decisão, motivada pela necessidade de mudança: "Estava me sentindo um pouco envelhecido, e não queria que a revista parecesse da mesma forma." Segundo Howard Kurtz [The Washington Post, 9/2/02], Kinsley continuará a escrever uma coluna semanal e a contribuir com projetos da prestigiada publicação que ajudou a lançar seis anos atrás.