Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Esclarecimentos antes da guerra

THE NEW YORK TIMES

Pressionado pelas críticas da direita, The New York Times publicou nota de esclarecimento sobre sua alegada campanha contra o ataque militar dos EUA ao Iraque, informou Howard Kurtz no Washington Post de 7/9.

As críticas dos conservadores se basearam em artigo publicado em 16/8 intitulado "Republicanos de peso brigam com Bush sobre estratégia no Iraque", que mencionava Henry Kissinger, e também em texto do dia 17 citando Kissinger como parte de um "crescente coro" de críticos como o ex-conselheiro de segurança nacional Brent Scowcroft. As referências se baseavam em artigo de Kissinger no Washington Post, no qual o secretário de Estado de Nixon apoiava o presidente, com algumas restrições, na necessidade do ataque ao Iraque.

Na nota de esclarecimento, o editor, Howell Raines, disse que no primeiro texto "deveria ter feito uma distinção mais clara entre suas próprias opiniões e as do Sr. Scowcroft e outros republicanos com objeções mais categóricas ao ataque militar. O segundo artigo listou o Sr. Kissinger incorretamente entre republicanos contrários à guerra". Em entrevista à PBS, Raines disse: "Quando se lê o que os colunistas conservadores estão escrevendo, você vê que eles expressam uma percepção de opinião, e eles são as melhores testemunhas disso. O fato é que há um debate no país. Uma das lições do Vietnã é que se deve fazer as perguntas antes da guerra, não depois."