QUALIDADE NA TV
CBS & LAS VEGAS
Americanos apostam cerca de 80 bilhões de dólares por ano – legal ou ilegalmente – em eventos esportivos, de acordo com um estudo do governo. Dois dos maiores atrativos de apostas, o Super Bowl e o torneio masculino de basquete da National Collegiate Athletic Association (NCAA), acontecem com intervalo de algumas semanas.
Ambos reconhecem a associação dos respectivos esportes com apostas e pedem à mídia que evitem ligar fazer a ligação. No passado, tiveram sucesso ao pressionar para que a TV e seus parceiros não veiculassem anúncios relacionados a apostas.
No entanto, a CBS, emissora que detém exclusividade na transmissão do Super Bowl e do torneio da NCAA deste ano, é dona de parte de uma importante instituição de apostas esportivas de Las Vegas. De acordo com Stephen Totilo [Brill’s Content, 22/1/01], a CBS possui 19,8% da SportsLine.com, o segundo sítio mais popular em notícias esportivas na internet.
Em abril último, em transação que não foi reportada pela imprensa e praticamente inexistiu para as ligas esportivas, a Vegas Insider, subsidiária da SportsLine, adquiriu uma companhia chamada Las Vegas Sports Consultants (LSVC) por cerca de 7 milhões de dólares.
A LVSC estabelece as probabilidades e pontuações em apostas esportivas para três quartos dos cassinos de Las Vegas. A aquisição não foi anunciada nem pela CBS nem pela SportsLine.
A SportsLine e a CBS têm bons motivos para manter silêncio a respeito de sua nova conexão: ambas têm uma história controversa com apostas esportivas. Em 1999, a ESPN revelou que a SportsLine estava alugando um endereço de internet para um sítio de apostas chamado Sportsbook.com. A NCAA reclamou, e a SportsLine cancelou o acordo. Envergonhada, a CBS, que tem um contrato de 6,2 bilhões de dólares para televisionar os jogos da NCAA, redigiu uma declaração que o âncora Greg Gumbel leu em rede nacional durante o torneio de basquete: "A CBS não sabia da conexão da SportsLine com a Sportsbook, e a emissora ficou muito preocupada, tomando medidas imediatas".
Ao comprar a LVSC, a SportsLine e a CBS estão nova e inevitavelmente ligadas a apostas esportivas.
Qualidade na TV – próximo texto