ELEIÇÃO NA CALIFÓRNIA
A corrida eleitoral californiana está dando o que falar na mídia mundial. Randy Dotinga, do Christian Science Monitor [25/8/03], reporta que correspondentes de diversos países inundaram a Califórnia graças ao grande interesse que essa estranha mistura de celebridade e democracia causa no público internacional. O principal responsável pela repercussão, claro, é Arnold Schwarzenegger, que lidera as pesquisas de intenção de voto, apesar do forte sotaque.
Em sua terra natal, a Áustria, ele é visto como exemplo do "american way of life". "Ele veio como imigrante para os EUA, sem dinheiro algum. Teve de trabalhar para crescer e agora vive o que nós acreditamos ser o ?sonho americano?", explica Barbara Gasser, correspondente para o jornal Kleine Zeitung e para a rádio Krone Hit, austríacos. A Rádio Nacional Suíça tem transmitido reportagens diárias sobre a candidatura do "exterminador".
O lado bizarro da candidatura do fortão é um dos enfoques favoritos dos jornalistas europeus. "Ele tem um sotaque engraçado até para os alemães, porque é austríaco. Mesmo em alemão ele tem aquele jeito meio robótico de falar" diverte-se Kerstin Zilm, correspondente para a Rádio Pública Alemã. Já Jens Eckhardt, repórter do jornal de negócios alemão Handelsblatt, não vê tanta graça na "Arnoldmania" da mídia européia. Ele conta que escreveu reportagem sobre a eleição sob a ótica dos negócios e não citou o nome do ator. Recebeu como resposta de seus editores de Dusseldorf: "Está louco? Você tem que citar Schwarzenegger!".
Por outro lado, segundo matéria do New York Times [25/8/03], começam a surgir na imprensa americana iniciativas para fazer uma cobertura mais séria ? afinal, está em jogo um dos cargos mais importantes dos EUA. O canal de notícias Fox News distribuiu aviso interno pedindo que se evite associar os filmes de Schwarzenegger a sua candidatura. Assim, exceto em programas de opinião, estão vetadas brincadeirinhas envolvendo Conan ou Um Tira no Jardim de Infância, entre outros.