PRÊMIO CLIO 2003
Jânio Quadros – Fi-lo Porque Quis…, de Nelson Valente, editoras O Artífice e MHW, São Paulo, 196 pp. Preço: R$ 20; e-mail <oartificeeditora@aol.com>
[do release da editora]
A Academia Paulistana de História concedeu o Prêmio Clio 2003 ao livro Jânio Quadros ? Fi-lo Porque Quis…, de jornalista Nelson Valente (editoras O Artífice e MHW), em cerimônia a ser realizada no dia 8 de setembro, no Terraço Itália. O livro é resultado de intensa pesquisa histórica e coleta de depoimentos do jornalista, que foi secretário particular do ex-presidente.
Em comemoração ao prêmio, o livro foi relançado em dia 25 de agosto, aniversário da renúncia de Jânio, e traz prefácio do jornalista Luís Antonio Malavolta, o capítulo "O boné e a vassoura", do senador José Sarney, e três histórias sobre Jânio contadas por José Aristodemo Pinotti, ex-secretário de Saúde do estado de São Paulo.
O autor é também professor universitário, da Universidade Regional de Blumenau, pesquisador nas áreas de comunicação, educação e semiótica. É mestre em Ciências da Comunicação e doutor em Comunicação e Artes. Já publicou oito livros sobre Jânio Quadros.