ACIDENTE EM MARESIAS
Ana Bruno (*)
Tudo o que a empresa Embelleze disse num anúncio, pago, publicado na página 4 do jornal O Globo de 31 de julho poderia ter sido dito diretamente à família de Fernanda Vogel, num simples cumprimento de pêsames. Mas por que não parou por aí?
O que pretendia esta empresa? Associar pela última vez seu nome à bela imagem de uma modelo? Associar seu nome à empresa do namorado rico da modelo? O que significa um anúncio daqueles com o título "Nossa solidariedade à família de Fernanda Vogel" [ver íntegra abaixo], quando seu corpo ainda nem havia sido encontrado? Solidariedade em quê? Nem oficialmente morta ela estava (o corpo seria encontrado três dias depois do anúncio).
O texto encerra de forma contundente: "Embelleze: beleza é a força da vida".
Francamente, beleza a modelo tinha até de sobra, o que lhe faltou para sobreviver foi exatamente a força para lutar em meio ao mar gelado e revolto. Infelizmente. O que fica, depois que o corpo de Fernanda foi localizado e enterrado, é o oportunismo desta empresa diante da dor alheia. Fica a sua fominhagem em querer espetar um anúncio a qualquer preço, baseando-se no olho gordo da mídia.
De que será que vale a esta empresa aparecer anexada à grande tiragem de um jornal por conta de uma tragédia? Que tipo de marketing novo é esse que se banha em sangue para poder vender seus produtos? Seria tão saboroso o lucro proveniente de uma catástrofe? Que mídia é essa?
(*) Poeta, estudante de Jornalismo, cronista da revista Bundas
Título: Nossa solidariedade à família de Fernanda Vogel
Texto: Nesse momento tão difícil, gostaríamos de nos colocar à inteira disposição da família de Fernanda Vogel. Essa excepcional modelo doou a força de sua beleza para alguns de nossos principais produtos, sempre com muito brilho e profissionalismo.
Estamos solidários e compartilhamos da imensa aflição que abateu a todos nós de forma tão inesperada. Desejamos aos seus familiares e amigos muita força para superar os fatos que ocorreram.
Assinatura/logotipo: Embelleze: Beleza é a força da vida.