TELETIPO
Jack Welch pode precisar convocar seus antigos empregados da General Electric (GE) se espera que sua autobiografia, a ser lançada em setembro, vire um best-seller. Segundo Del Jones [USA Today, 1/8/01], a Warner Books precisa de 1 milhão de cópias vendidas para recuperar os US$ 7,1 milhões que pagou adiantado ao antigo big boss da companhia para escrever Jack: straight from the gut. Desde o recorde de 2,7 milhões de exemplares vendidos da autobiografia de Lee Iacocca, da Chrysler, há 17 anos, as vendas de livros escritos por executivos têm declinado. A passion to win, de Sumner Redstone, da Viacom, foi um dos últimos do gênero, e teve apenas 100 mil cópias impressas. A GE contratou uma empresa para cuidar das vendas do livro de Welch na intranet da empresa, para vendê-lo com desconto a seus 32 mil funcionários.
David Carey, presidente e executivo-chefe da divisão de revistas da editora Gruner & Jahr, demitiu-se no dia 31 apenas seis meses após sua nomeação, e deve retornar ao seu cargo anterior de executivo da revista New Yorker. Segundo Alex Kuczynski [The New York Times, 1/8/01], o executivo fora contratado para administrar o recém-formado Business Innovator Group, que inclui as revistas Inc. e Fast Company, compradas pela Gruner & Jahr no ano passado. No entanto, em vez de desenvolver projetos e expandir a divisão, Carey se viu lutando para salvar o grupo da queda de faturamento publicitário. As páginas de anúncios caíram 47,2% na Fast Company no primeiro semestre, e 44,3% na Inc.. No mesmo período, a New Yorker, dirigida por David Kahn, sofreu queda de apenas 4.6% nos anúncios, e o faturamento cresceu 10%.