Friday, 29 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Fim de greve, fim das pautas?

FÉRIAS

Victor Gentilli

A greve das universidades federais, que durou mais de 100 dias, acabou em dezembro do ano passado. As universidades refizeram seus calendários acadêmicos e estão encerrando o segundo semestre letivo de 2001. Os meses de janeiro e fevereiro, tradicionalmente de universidades vazias, este ano estão ocupados com aulas e com a realização do concurso vestibular.

O volume de transtornos que esta reposição de aulas causa é enorme.

Os cursinhos não podem abandonar seus alunos de 2001 ao léu. Estão oferecendo revisões, mas também estão abrindo matrículas para 2002. Como compatibilizar os espaços?

Várias universidades ainda vão fazer as duas etapas de vestibular. Os resultados devem sair lá por maio. Sem problemas: as aulas do primeiro semestre de 2002 começarão em junho.

Em cidades litorâneas, é comum estudantes do interior montarem repúblicas nos mesmos apartamentos que no verão serão alugados por temporada. Aluguel muito mais alto. Em Florianópolis, Salvador e Vitória este problema vem ocorrendo.

Verdade que os cadernos para vestibulandos vez ou outra cuidam do tema. Mas se os repórteres dos jornais se derem ao trabalho de andar pelas universidades públicas e privadas e pelos cursinhos vão encontrar boas pautas.