O MERCADO DE AMANHÃ
Alberto Dines
Para que serve um "caderno jovem"? Para oferecer ao adolescente o que ele não encontra no resto do jornal e/ou para criar nas audiências juvenis o saudável hábito de leitura.
Uma análise das três últimas edições do Folhateen? distribuído às segundas-feiras na Folha de S.Paulo, sugere algumas reflexões sobre a imagem da juventude junto aos marqueteiros-jornalistas.
** Na edição de 29/9, capa & reportagem principal tratam de Mike Skinner, o reinventor do hip-hop. Das oito matérias (excluídas as colunas), três são de show-biz, uma de sexo, uma de compras, duas de educação, uma de cidadania.
** Na edição de 6/10, a matéria de capa & reportagem principal é sobre show-biz (a banda The Strokes). Das oito matérias, cinco são de show-biz, uma é de sexo, uma é de educação e uma sobre o Brasil.
** Na edição de 13/10, a matéria de capa é sobre o filme Aos Treze (americano, sobre adolescentes). Das oito matérias, cinco tratam de show-biz, duas de sexo e uma de psicologia.
Balanço: a Folha não parece interessada em criar uma nova geração de leitores. Prefere o ramo fonográfico.