Monday, 20 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1321

Fórum Internacional do Software Livre

INCLUSÃO DIGITAL

Nos dias 2, 3 e 4 de maio, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, reúne-se o Fórum Internacional Software Livre, em sua 3? edição anual. Cerca de 3.000 pessoas de diversos Estados brasileiros assistirão a palestras de 200 especialistas nacionais e estrangeiros que analisarão o software livre do ponto de vista econômico, tecnológico e filosófico, entre outros aspectos de um assunto que envolve milhões de interessados em todo o mundo.

O software (programa), como se sabe, é uma seqüência de instruções escrita por programadores, sem a qual os computadores não funcionariam. O crescente movimento pelo software livre defende que os programas ? a parte inteligente e lógica das máquinas ? possam ser usados, copiados, modificados e redistribuídos livremente. Para isso, o código-fonte tem de estar disponível. A liberdade é a primeira grande vantagem oferecida pelo software livre aos usuários.

O modelo de negócio originado pelo software livre propicia o surgimento de empresas e de desenvolvedores autônomos de programas, estimulando, portanto, a geração de emprego e de renda dentro do país. Nesse universo regido pela liberdade, que põe fim à pirataria, o conhecimento é compartilhado, ao invés de ficar escondido atrás de patentes e direitos autorais que cerceiam o usuário. O desenvolvimento tecnológico acelera-se, e a autonomia tecnológica torna-se possível.

Quem opta pelo software livre não paga licença de uso ou reduz em muito o custo com esse item, que pode ser o mais oneroso da cadeia da informática. Testado e aprovado tecnicamente no mundo, e no momento já sendo incorporado também por grandes e tradicionais empresas do setor, o software livre é uma alternativa segura e de qualidade para o poder público viabilizar projetos, especialmente de cunho social, na área da tecnologia da informação.

No Rio Grande do Sul, as escolas públicas estão sendo informatizadas com uma economia de 50% graças a essa tecnologia. Durante o Fórum, serão apresentados casos de sucesso do software livre na área privada.

O governo federal pretende definir uma política nacional para o software livre, assunto que o Ministério da Ciência e Tecnologia abordará no Fórum, o maior evento do gênero no mundo. No Fórum, será constituído o Consórcio Latino-Americano e Caribenho de Desenvolvedores e Usuários de Software Livre, cuja criação foi patrocinada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que também estará em Porto Alegre.

O Fórum é promovido pelo Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Projeto Software Livre-RS, Sociedade Brasileira de Computação e PUC. O patrocínio é da HP, Cyclades, Banrisul, Sindicato de Empresas de Informática/RS, Procempa e Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul).

Entre os palestrantes já confirmados do Fórum estão Jon "Maddog" Hall, presidente da Linux International; Robert Chassell, fundador da Free Software Foundation; Patrick Staken, da NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA); Larry Wall, criador da linguagem PERL; Miguel de Icaza, CEO da Ximian Project; Timothy Ney, executivo da Gnome Foundation; David Sugar, fundador da Open Source Telecom Corporation; Paul Everitt, da ZOPE Corporation e Python; Ralf Noldem, criador do Kdevelop; Andrei Zmievski, criador do phpGTK; Peter Salus, historiador e autor do livro A quarter century of Unix; Pedro Antonio Dourado Rezende, professor de Ciência da Computação da Universidade de Brasília; e Rubens Queiroz de Almeida, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Credenciamento de imprensa em <http://www.softwarelivre.rs.gov.br/forum/index.php?menu=cadastroimprensa_listar>

Informações e inscrições em <http://www.softwarelivre.rs.gov.br/forum/>

Local: Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre-RS