Monday, 30 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Gabriela Goulart

REALITY SHOWS

"Para estômagos fortes", copyright Jornal do Brasil, 14/04/02

"Exibido nos Estados Unidos pela rede NBC, Fear factor, uma mistura de game e reality show, já mostrou gente comendo cérebro de boi, gente com a cabeça coberta por ratos e gente lambendo escorpiões. Hipertensão, versão brasileira do programa que estréia hoje na Globo depois do Fantástico, promete ser tão nojento quanto – mais uma atração da linha Eca! show, que pegou por aqui com a audiência acachapante do menu de olhos de cabra de No limite. A idéia da Globo é usar o apelo – e bota apelo nisso – de Hipertensão para segurar o ibope das noites de domingo até o segundo Big brother Brasil, previsto para meados de maio.

Dirigido por Boninho e apresentado por Zeca Camargo, mesma dupla do primeiro No limite, Hipertensão segue o formato criado pela produtora holandesa Endemol – a mesma do Big brother – e começa com prazo de validade de quatro semanas. A cada domingo, um grupo diferente com três homens e três mulheres – repescados do BBB e de No limite – serão expostos a uma bateria de provas. O jogo começa e termina no mesmo dia, com o vencedor embolsando R$ 50 mil. As tarefas, elaboradas por dublês, podem exigir saltos de grandes alturas, controle de respiração, travessias em locais arriscados, tête-à-tête com insetos e disposição para cardápios que incluem bichos e partes nojentas de bichos.

Ângulos – O primeiro programa teve como cenário Angra dos Reis, mas também estão previstas gravações na região serrana do Rio. Definido na Globo como ??game show para adultos??, Hipertensão usa nove câmeras para registrar cada prova. O objetivo é buscar ângulos que proporcionem efeitos visuais de impacto para o telespectador – aquele velho papo de adrenalina a mil, aventuras radicais, superação de limites etc etc etc.

De acordo com a nota divulgada pela Central Globo de Comunicação (CGCom), o programa não oferece riscos aos participantes, pois os desafios são ??testados repetidas vezes antes??. Além disso, cada gravação é acompanhada por especialistas, equipes médica e de socorro, além de serem utilizados equipamentos especiais de segurança. No Hipertensão de hoje, os participantes são a modelo Cristiane, 23 anos, a professora de Educação Física Ladjane, 46, a estudante Bianka, 27, o aeroviário Fábio, 25, o relações públicas Sérgio, 25, e o administrador de empresas Ildazio, 35. Todos garantem ter estômago para a empreitada. Resta saber se o telespectador também vai ter."

 

"?Hipertensão? estréia no próximo domingo", copyright O Globo, 11/04/02

"Estréia no próximo domingo, dia 14 de abril, depois do Fantástico, mais um reality show da Globo. O programa ??Hipertensão??, apresentado por Zeca Camargo, será uma espécia de No Limite, com provas de coragem, habilidade e limite dos competidores. A cada domingo, um grupo diferente de seis pessoas – três homens e três mulheres – enfrentará os desafios do programa. Dirigido por Boninho, mesmo diretor de ??Big Brother??, o programa jpa começou a ser gravado no litoral e na região serrana do Rio.

Para a primeira edição foram selecionados a modelo

Cristiane, de 23 anos, a professora de educação física Ladjane, de 46 anos, a estudante Bianka, de 27 anos, o aeroviário Fábio, de 25 anos, o relações públicas Sérgio, de 25 anos, e o administrador de empresas Ildazio, de 35 anos. Todos já entrevistados anteriormente para os programas ?No Limite? e ?Big Brother?. Um deles levará, no próprio domingo, o prêmio de R$ 50 mil.

O programa é dividido em três provas. Nas duas primeiras, eliminatórias, serão postas à prova a valentia e a capacidade de superar limites de cada um, com missões que podem exigir saltos de grandes alturas, controle de respiração, travessia de locais arriscados, convivência com insetos, como baratas e aranhas, ou participação em banquetes gastronômicos poucos apetitosos.

Hipertensão é baseado em um programa produzido pela empresa holandesa Endemol na África do Sul e exibido com bons resultados de audiência em vários países."