IDIOTAS & DEMAGOGOS
Alberto Dines
Texto da "orelha" do livro Idiotas & Demagogos ? Pequeno manual de instruções da democracia, de Almyr Gajardoni, Ateliê Editorial, São Paulo, 2002
Este não é um livro solto, avulso mas é singular. Com seus quase cinqüenta anos de jornalismo, Almyr Gajardoni consegue a proeza de peneirar sua experiência como repórter de jornais e semanários nesta cartilha política, escrita em prosa aliciante.
Jornalistas costumam coletar em livro suas matérias esparsas imaginando que assim escapam do imediatismo e ganham perenidade. Livro não é apenas um formato, é uma idéia de narração. Gajardoni sabe disso, prefere oferecer aos leitores a sedimentação do conhecimento, vivências filtradas pelo tempo, pesquisa transformada em reflexão. Álbum de recortes sem recortes, tudo colado para fazer sentido.
Denso, abrangente, didático, dispensa o "politiquês" e a pompa acadêmica. Mas crítico. Sem qualquer engajamento partidário ? o que é raro ? por isso, superior. Dirigido ao eleitor-leitor, igualmente a jornalistas e políticos, parceiros involuntários do grande teatro da desinformação.
Narrador nato, Almyr Gajardoni fala como escreve, escreve como pensa: manso, irônico, discreto, econômico e altamente provocador. Sabedoria lapidada pelo longo convívio com os leitores, ressuscita figuras esquecidas, recupera episódios abandonados na corrida pelas novidades, compartilha sua experiência de maneira generosa.
"Idiotas e Demagogos" é um grande painel sobre o último meio século político, leitura útil em temporadas eleitorais, indispensável nos intervalos. O processo representativo não se esgota com o ato de votar e este livro nada mais é do que um delicioso manual para enriquecer nossa democracia.