THE WASHINGTON POST
Apesar de serem altamente competitivos, durante 35 anos The New York Times e The Washington Post estiveram unidos para produzir, em Paris, The International Herald Tribune, um dos mais importantes jornais internacionais. Agora, o Times anuncia que comprou a metade que pertencia ao Post, passando a ser o único dono.
Michael Getler, ombudsman do Post, comenta, em sua coluna de 27/10/02, que a notícia, em seu jornal, deixou tristes repórteres, que não verão mais suas matérias saindo na Herald, e bravos alguns executivos e investidores que viram esse importante patrimônio ir embora. O ombudsman pondera que, apesar de o Times ser arrojado, ter levado seis Pulitzers este ano, estar crescendo em mercados onde outros diminuem, estar construindo uma nova sede e ter novo editor, o fim da parceria deixa dúvidas quanto ao futuro da Herald.
Getler foi editor-executivo do jornal de 1996 a 2000 e lembra como seu trabalho era único: podia publicar o que saía de melhor em dois dos maiores diários dos Estados Unidos. Ainda por cima, tinha acesso a algum material do Los Angeles Times, com o qual o Post tem uma parceria. Para os leitores estrangeiros, a soma das partes sempre pareceu mais que cada uma separadamente e isso, por melhor que seja o Times, não existirá mais. O jornal nova-iorquino promete não mudar o funcionamento da Herald e garante que, no longo prazo, ter um dono único irá beneficiá-la. Isso, pondera Getler, só leitores e anunciantes poderão dizer.