Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Joelmir Beting

OBSERVAT?RIO DA PROPAGANDA

ASPAS

MÍDIA & MERCADO

"Anúncio Brasil", copyright O Estado de S. Paulo, 11/4/01

"Sinal dos tempos. Competição também rima com cooperação. Vai daí que cinco dos maiores e mais influentes jornais do País lançaram, ontem, o primeiro projeto de megamídia impressa para a publicidade comercial simultânea ou ?casada?. Parceria viabilizada pelas novas tecnologias da informação e pela vocação do mercado brasileiro.

Os jornais O Estado de S.Paulo, O Globo, Estado de Minas, Zero Hora e Correio Braziliense, signatários do acordo, totalizam tiragem dominical de 1,326 milhão de exemplares (dos quais, 1,295 milhão nas respectivas bases regionais). Qualquer anunciante de cobertura nacional poderá veicular o mesmo anúncio, sob um mesmo contrato, nos cinco jornais assim pactuados.

Qual é a vantagem para anunciantes e agenciadores? Se um anúncio em cores de carro, de banco, de remédio ou de computador é veiculado separadamente em cada um dos cinco jornais, no mesmo formato (8 colunas em 26 cm) e na mesma página interna, a conta sairia, neste próximo domingo, por R$ 1,530 milhão.

No Anúncio Brasil, o mesmo espaço não passará do preço fixo de R$ 220 mil (sem desconto).

Chamado Anúncio Brasil, o projeto foi inspirado por vitoriosa iniciativa da imprensa americana (igualmente sem jornais de cobertura nacional). Eles juntaram 128 jornais para anúncios dominicais de uma só fatura, sete vezes mais barato para cada anunciante no espaço equivalente. O formato do Anúncio Brasil corresponde a uma página dupla de revista semanal.

A nova opção de mídia publicitária coincide com a retomada geral dos investimentos em propaganda comercial. O mercado cresceu 24,6% no ano passado e leva jeito de crescer até 15%, em 2001 – na avaliação de Flávio Corrêa, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).

Por que tamanha apetência? Flávio Corrêa diz que a publicidade tende a crescer bem mais que o PIB simplesmente porque a sinistrose verde-amarela já passou. E também porque a economia brasileira deu de se mover a pescoções diuturnos de uma competição finalmente exacerbada e fertilizadora. Nesse novo ambiente de negócios, quem não cacarejar os próprios ovos acabará banido do mercado.

A publicidade é a indústria do otimismo por natureza e necessidade.

Sobretudo para anunciantes ainda desavisados – os que capitulam as verbas da publicidade na rubrica da despesa e não do investimento. Uma cultura bisonha que ainda teima em aumentar a propaganda na alta e em cancelar a dita cuja na baixa."

"Meio jornal lança pacote para competir com revista", copyright MMonline, 9/4/01

"O Estado de São Paulo, O Globo, Correio Braziliense, Estado de Minas e Zero Hora apresentam o Anúncio Brasil, que unifica a veiculação de peças publicitárias
Preço competitivo, facilidades operacionais e penetração nas regiões mais ricas do País. Esses são os maiores diferenciais do Anúncio Brasil, pacote publicitário unificado lançado pelos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo, Correio Braziliense, Estado de Minas e Zero Hora. A idéia do projeto, que consumiu investimento total de R$ 4 milhões, segundo os organizadores da iniciativa, é tornar o meio jornal uma ferramenta de comunicação atrativa para empresas que atuam em todo o País. O projeto permite que anunciantes, por meio de uma só operação – com uma única autorização de mídia e entrega do material -, veiculem anúncios aos domingos em todos os jornais que integram o grupo.

O pacote é disponibilizado em dois formatos de anúncios: 8 colunas x 28 centímetros ou página dupla. O preço definido para veiculação de uma peça publicitaria no domingo é R$ 220 mil, independentemente do formato. Antes do Anúncio Brasil, as empresas teriam de pagar cerca de R$ 1,5 milhão para veicular a mesma peça publicitária nos cinco jornais aos domingos. Considerados tais valores, anunciar de forma isolada nas cinco praças teria um preço 6,8 vezes maior que por meio do pacote. O trabalho de prospecção de anúncios neste pacote tem início nesta terça-feira (10/04) quando começam a ser realizados cafés da manhã com agências em cada uma das cinco praças onde localizam-se os jornais envolvidos na ação. A campanha de divulgação, a cargo da Talent Biz, começará no domingo (15/04)."

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