CASA DOS ARTISTAS
"Londrinos promovem ?casa dos coelhos?", copyright Folha de S. Paulo, 20/11/01
"Saem: Alexandre Frota, Nana Gouvêa, Supla, Mateus Carrieri, Mari Alexandre, Taiguara, Bárbara Paz e Patrícia Coelho.
Entram: Coelho Feliz, Senhorita Fluff, R, Coelho Mágico, Coelho Malvado, Coelho de Brinquedo e Warren. Sete roedores, uma semana, uma webcam e espectadores votando em quem deve ficar. Nada de modelos, atores, dançarinas ou cantores. Desta vez, a casa é dos coelhos.
Essa é a forma inusitada e criativa que o ICA, o Instituto de Arte Contemporânea de Londres, encontrou para ironizar a febre que assolou a programação das TVs em todo o mundo nos últimos tempos: os ?reality shows?.
?A idéia é olhar de forma mais cínica essa invasão dos ?reality shows?, diz Theresa Ely, uma das responsáveis pelo projeto. Chamado de ?Big Rabbit?, em alusão ao ?Big Brother?, a ?casa dos coelhos? faz parte dos eventos de ?What Do You Want to Do with It?, grande festival de arte digital promovido pelo ICA.
?Nós queremos ver até onde podemos levar as novas tecnologias. E aproveitar para dar umas risadas também?, explicou Ely ontem, primeiro dia da competição.
Os sete coelhos escolhidos para viver durante uma semana em uma gaiola de vidro estão, na verdade, na Bélgica. Mas é em um telão no ICA que o público poderá acompanhar, ao vivo, a eliminação diária de cada participante.
Todos os dias, às 14h (horário de Brasília), o coelho menos votado deixa a ?casa?. Ganha aquele que ?aguentar? até o próximo domingo -tudo de acordo com entidades protetoras dos animais.
Você pode conferir a disputa e votar no seu preferido no site www.whatdoyouwanttodowithit.com. O grande prêmio para o vencedor -vegetais grátis por um ano- parece bem mais apetitoso do que os R$ 300 mil oferecidos por Silvio Santos. Ao menos para um coelho."
"TV paga deverá exibir programa no pay-per-view", copyright Folha de S. Paulo, 20/11/01
"Casa dos Artistas (SBT), que a partir de hoje ganha nova edição diária ao vivo, das 18h às 18h15, deve ser exibido 24 horas por dia na DirecTV, no sistema pay-per-view.
A Folha apurou que a equipe de produção está equipando o estúdio para transmitir ao vivo o dia inteiro. A nova edição, que vai ao ar além do programa das 21h, com os melhores momentos, já será um teste para a transmissão pela DirecTV. Ontem, a atração teve média de 27 pontos no Ibope contra 38 da Globo.
Supla, integrante do programa, havia anunciado que lançaria ontem o seu CD. Mas houve atraso e o disco só deve chegar às bancas na sexta."
"Outra vitória de ?Casa dos artistas?", copyright Jornal do Brasil, 20/11/01
"O indescritível e hipnotizante Casa dos artistas, do SBT, continua levando a melhor sobre a Globo nas noites de domingo. Há três semanas no ar, o programa que reúne numa mesma casa uma fauna de modelos-atrizes, atores-malhadores e canastrões em geral, conseguiu anteontem bater a concorrente numa surra histórica. Exibida entre 20h40 e 22h35, a atração comandada por Silvio Santos nocauteou a Globo por 38 pontos de média no Ibope a ralos 23 obtidos pelo Fantástico. Foi o quarto final de semana consecutivo que o show da vida do SBT saiu-se melhor que seu similar global, cuja apresentação cabe a estrelas de primeira grandeza como Glória Maria e Cid Moreira. Os picos de audiência do SBT chegaram a 46 pontos e os dados referem-se à cidade de São Paulo.
Não é só no descanso domingueiro que Casa dos artistas passou a significar uma pedra no sapato da Globo. A novela das oito O clone, exibida de segunda a sábado, também vem sendo afetada pela disputa entre Mari Alexandre, Supla, Taiguara e cia. Ainda que por poucos minutos. Durante a última semana, a trama de Glória Perez conseguiu registrar uma média de audiência superior à de Casa dos artistas: foram 35 pontos da Globo contra 24 do SBT. Mas, na quinta-feira, dia do feriado da Proclamação da República, a intimidade dos hóspedes do homem do baú ultrapassou durante três minutos as agruras de Jade, a protagonista do folhetim global. Motivo de festa para Silvio.
Três minutos – Cronometrada minuciosamente, a briga pela atenção do espectador ficou a favor do SBT exatamente às 21h32 do dia 15. A diferença foi de 33 pontos para Casa dos artistas contra 31 de O clone. Durou três minutos. Logo em seguida, a partir das 21h35, a Globo voltou a liderar, vencendo o duelo por 35 pontos a 27 na média geral. Já na sexta-feira, dia 16, foi a vez de as duas atrações empatarem durante dois minutos. Entre 21h24 e 21h26, os dois programas cravaram 29 pontos.
O bom desempenho do programa do SBT, no entanto, pode estar ameaçado. É que na edição de anteontem de Casa dos artistas – todo domingo alguém é escolhido por votação para sair do programa – foi eliminada a modelo Núbia Ólive. Desde que o programa entrou no ar, três participantes vinham se destacando: Supla, Alexandre Frota e Núbia. O roqueiro Supla é de longe o preferido do público. É dono de um guarda-roupa engraçadíssimo e demonstra ter humor inteligente. Já Frota é o brutamontes que quer passar a perna em todos.
Núbia era uma espécie de Alexandre Frota de saias – ou de shortinho. Tramava contra tudo e todos com a finalidade de ganhar. Não se podia confiar no que dizia e tinha pouquíssimo senso de humor. Para um concorrente deixar Casa dos artistas é preciso que ele seja eleito pelos colegas. Na noite de domingo passado, Supla e Núbia entraram no páreo. A etapa seguinte foi comandada por Silvio Santos, que teria que ouvir, por telefone, a opinião de 20 telespectadores.
Os 11 primeiros votaram pela saída de Núbia e a disputa encerrou-se. Com sua saída, o grupo das modelos-atrizes fica desfalcado de uma presença forte, ?maquiavélica?. É como se a vilã, a Odete Roitman da vida real, tivesse morrido. E isso só poderia ter acontecido nos capítulos finais. E Casa dos artistas ainda tem quatro semanas pela frente."