CASA DOS ARTISTAS
"Casa dos Artistas? ganha mais um horário", copyright Agência Estado, 20/11/01
"Depois ganhar do Fantástico, o alvo agora é a novela A Padroeira, da Globo. Para bater de frente com a trama das 6 da concorrente, Silvio Santos resolveu lançar hoje um segundo horário de exibição do Casa dos Artistas. Além da edição das 21 horas, em que são exibidos os melhores momentos das imagens gravadas dentro da casa, o reality show também será exibido às 18 horas, de segunda a sábado. Em seu novo horário, o programa terá apenas 15 minutos de exibição, e será ao vivo, sem cortes.
A decisão de SS, que pra variar pegou a todos de surpresa, tem a ver com a boa audiência alcançada pelo programa no último domingo, quando depois de desclassificar a participante Núbia Olive, o apresentador exibiu imagens da Casa dos Artistas ao vivo, sem que os participantes soubessem.
No último domingo o reality show alcançou média de 38 pontos de audiência, ante 23 da Globo. Nos momentos finais do programa, Casa dos Artistas atingiu pico 46 pontos de ibope, ante 16 da Globo (cada ponto corresponde a 40 mil domicílios na Grande São Paulo).
Corre nos bastidores que a experiência da transmissão ao vivo do Casa tem a ver a negociação do programa para exibição em pay-per-view. O dono do SBT estaria negociando com operadoras de TV paga, entre elas a DirecTV, para exibir via pay-per-view as 24 horas diários do programa ao vivo. A assessoria de imprensa da DirecTV e do SBT, dizem não saberem nada sobre a tal negociação.
Se o negócio for fechado, Silvio Santos poderá desistir de transmitir as 24 horas diárias do programa via Internet. O apresentador pretendia abrigar o site do Casa dos Artistas em um grande portal de Internet. O link para o Casa dos Artistas na Internet, que atualmente está no site do SBT (www.sbt.com.br) deixou de anunciar hoje que em breve teria a transmissão online do programa.
Processo – Além dos problemas judiciais com a Globo, o Casa dos Artistas pode ter de enfrentar um processo do Sindicato dos Atores do Rio. Segundo o presidente do Sindicato, Stephan Necessian, o título Casa dos Artistas é o nome de uma entidade que há 84 anos abriga artistas desamparados. O presidente do sindicato diz que enviará esta semana à Silvio Santos uma carta pedindo que troque o nome da atração. Segundo ele, a entidade, que vive de doações, está enfrentando problemas por causa das comparações com o nome do programa do SBT. Caso SS não atenda ao pedido, o Sindicato entrará com um processo por perdas e danos."
"Desgastado, ?Fantástico? tenta reagir", copyright Folha de S. Paulo, 25/11/01
"Hoje à noite vai ao ar mais um round da luta entre a Globo e o SBT pela supremacia na audiência do final de domingo. Mas, depois de três derrotas consecutivas para o ?reality show? ?Casa dos Artistas?, a direção do ?Fantástico? tem amargado dias difíceis, de muitas reuniões, em busca de uma alternativa que reverta o quadro desfavorável atestado pelos índices do Ibope. Na semana passada, por exemplo, a trama real estrelada pelo casalzinho Supla e Bárbara Paz bateu o ?show da vida? por 40 pontos a 26 (cada ponto representa cerca de 80 mil telespectadores só na Grande São Paulo).
No último domingo, o diretor da Central Globo de Jornalismo, Carlos Schroder, e o diretor-executivo, Ali Kamel, estiveram na emissora, procedimento que não pode ser considerado de rotina, e acompanharam de perto, por meio da medição minuto a minuto, mais uma derrota. A equipe do ?Fantástico? tentou tudo o que podia: trocou a ordem das matérias, bolou estratagemas para os intervalos comerciais. Nada deu certo.
A tática foi apelar para o público do programa policial ?Linha Direta?, que, pelo menos teoricamente, tem a cara do SBT. Foram nada menos do que nove reportagens sobre crimes ou acidentes, entre elas o flagrante com câmera oculta do jornalista Pimenta Neves, assassino confesso da jornalista Sandra Gomide, mostrando a casa que pretende alugar por R$ 8.000. Teve também a mulher que fez compras com um punhal cravado nas costas, sequestrador ameaçando matar menino de quatro anos e exigindo dinheiro do tio desesperado e o pânico dos passageiros de um avião em queda gravado pela caixa-preta.
No mais, o cardápio que se repete com pequenas variações desde que o ?Fantástico? estreou, em 5 de agosto de 1973: mágico, esquete cômico, pessoas congeladas após a morte, prevenção do câncer, homem andando na corda bamba, dicas de como proceder em caso de fraturas, mulher que espera quatro bebês de duas gestações simultâneas.
No início da semana passada, um membro da equipe do programa que preferiu se manter anônimo disse que o sucesso de ?Casa dos Artistas? deixou todos surpresos e sem saber que linha adotar. A direção do ?Fantástico? foi procurada pelo TV Folha, através da Central Globo de Comunicação, mas não houve resposta.
Há mais de 28 anos no ar, o programa dominical da Globo reinou absoluto até 91, quando Silvio Santos começou a incomodar com seu ?Topa Tudo Por Dinheiro?. Até então, os principais concorrentes haviam sido Chacrinha e Flávio Cavalcante, que não resistiram à disputa, ambos pela extinta Rede Tupi. Em 93, porém, uma pesquisa encomendada pela Globo mostrou que o público achava o ?Fantástico? ?previsível? e que os jovens o rejeitavam.
Desde então, todos os diretores que passaram pelo ?Fantástico? tentaram reciclar a velha fórmula da revista semanal de jornalismo e variedades.
Foram muitos mágicos -de David Coperfield a Mister M-, muitos humoristas, entre os quais Chico Anysio, Regina Casé, Pedro Cardoso, a turma do ?Casseta?, Mr. Bean, o português Raul Solnado e, agora, Denise Fraga. Muitos repórteres, do posudo Hélio Costa à ?topa-tudo? Glória Maria. Muitos rostos bonitos, como os de Valéria Monteiro, Carolina Ferraz, Dóris Giesse, Sandra Anemberg, Fátima Bernardes. E os indefectíveis gols da rodada.
O que mais inventar? A conferir hoje, a partir das 20h."
"Ministério veta ?Casa dos Artistas? antes das 21h", copyright Folha de S. Paulo, 23/11/01
"O Ministério da Justiça, em despacho publicado no ?Diário Oficial da União? de anteontem, classificou o programa ?Casa dos Artistas?, do SBT, como impróprio para menores de 14 anos. Pelo despacho, o ?reality show? não poderia ser exibido antes das 21h, como ocorre nas edições de domingo e das 18h, ao vivo.
Para o ministério, o programa é impróprio por conter ?temática adulta?. O governo recomendou ao SBT que corte ?cenas improvisadas que ferem a legislação?. A emissora já recorreu da decisão, que é apenas indicativa -ou seja, o SBT não é obrigado a cumpri-la. Dois a cada dez telespectadores de ?Casa dos Artistas? têm menos de 14 anos, segundo dados do Ibope.
No mesmo despacho, o Ministério da Justiça também classificou como imprópria para menores de 14 anos a novela ?Amor e Ódio?, que estréia no SBT em dezembro. A trama é baseada em texto da rede mexicana Televisa.
Segundo o governo, ?Amor e Ódio? contém ?tensão, violência e conflitos?. A novela conta a história de uma mulher rica que é abandonada no altar e se torna um pessoa amargurada. O SBT também recorreu dessa decisão."
"Tudo se surrupia", copyright Veja, 28/11/01
"Casa dos Artistas, que já era um dos programas mais vistos da televisão brasileira, tornou-se agora o mais exibido. O SBT, que o produz, passou a apresentá-lo em dois horários: às 18 horas, na versão ao vivo, e às 21 horas, na versão editada. Também é possível rever trechos do reality show em outras redes de televisão. A Casa É Sua, da Rede TV!, o Melhor da Tarde, da Bandeirantes, e Mulheres, da Gazeta, não se cansam de explorar as cenas do programa de Supla, Bárbara Paz, Alexandre Frota e companhia. Legalmente, uma emissora pode mostrar apenas três minutos de imagens geradas por outro canal, para fins jornalísticos. Mas esse limite vem sendo desconsiderado. Na segunda-feira passada, A Casa É Sua, apresentado por Sônia Abrão, tratou do assunto por nada menos que uma hora e meia. O programa não comprou as imagens do SBT. Simplesmente as surrupiou.
Na verdade, esse recurso é empregado há tempos. Cenas de novelas da Globo, seqüências de No Limite, quadros dos shows dominicais de Gugu, Faustão e Silvio Santos – todas essas coisas são ?canibalizadas? pelas emissoras menores como forma de atrair audiência. Outro truque bastante usado é ler, no ar, textos de jornais e revistas que falam de celebridades. Trata-se, é claro, de um ótimo negócio. Enche-se a grade de programação, com material cujo interesse popular já foi testado, e a custo quase zero. Com Casa dos Artistas, no entanto, o artifício se tornou um escândalo.
?Não acho que exista nada de errado aí?, diz Amilcare Dallevo, dono da Rede TV!. ?Programas como A Casa É Sua são feitos para falar de televisão. Ajudamos a divulgar os sucessos dos outros canais.? A Globo e o SBT discordam. A primeira examina a possibilidade de ajuizar uma ação contra a emissora de Dallevo. A segunda já notificou a Rede TV! judicialmente por três vezes. Na sexta-feira passada, o canal de Silvio Santos tinha todos os documentos preparados para iniciar um processo. ?É pirataria de sinal?, acusa Edson Kauano, diretor do departamento jurídico do SBT. A Bandeirantes e a Gazeta também estão na mira. Em o Melhor da Tarde, a sei-lá-o-quê Astrid Fontenelle, o fofoqueiro Leão Lobo e a numeróloga Aparecida Liberato passam o tempo falando de celebridades e exibindo imagens dos grandes canais. O mesmo ocorre em Mulheres, da emissora paulista Gazeta."