Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Lavagem de números

MONITOR DA IMPRENSA


TELETIPO
Lavagem de números

O livro Damned lies and statistics: untagling numbers from media, politicians and activists (publicado pela Universidade da Califórnia, ainda sem tradução), de Joel Best, mostra o perigo de se usar dados estatísticos na mídia ? processo que chama de "lavagem de números". Segundo a revista The Economist (19/4/01), Best defende um estudo cético, mas não cínico, das estatísticas, e sugere que se preste atenção a alguns sinais de perigo. Pesquisas de opinião, por exemplo, dependem de como as perguntas são dispostas na frase. Alguns "pesquisadores", afirma Best, utilizam "metodologia" de araque para chegar a conclusões inimagináveis.

Vaticano poluente

A Rádio Vaticano concordou em reduzir algumas transmissões de ondas curtas para cumprir as duras regras ambientais da Itália. Negociações sobre ondas médias continuam. A estação sofre pressões para reduzir emissões eletromagnéticas porque algumas pessoas que moram perto da torre de transmissão temem ameaça à saúde. O governo ameaçou fechar a rádio. O ministro do Meio Ambiente da Itália considerou o acordo "absolutamente insatisfatório". Um promotor público está processando funcionários do Vaticano pelos danos causados ao ambiente. As informações são da Associated Press (2/5/01).

"Completamente morta"

Raul Rivero, jornalista cubano dissidente, ex-correspondente da agência oficial cubana Prensa Latina em Moscou, disse no dia 3 de maio que não há necessidade de restringir ou reprimir a imprensa em Cuba porque ela já está completamente morta. "O que há em Cuba, com exceção de jornalistas estrangeiros e independentes, são mecanismos de propaganda do governo", afirmou, referindo-se ao fato de a maioria dos veículos cubanos serem controlados pelo Estado. Rivero já foi preso diversas vezes e atualmente chefia a Cuba Press, agência ilegal mas tolerada em Cuba. Segundo ele, cerca de 20 agências se afirmam independentes, mas na verdade são cabides de emprego para amigos do governo ou de pessoas que querem visto para sair do país. As informações são da Agence France-Presse (4/5/01).

Volta ao índice

Monitor da Imprensa ? próximo texto

Monitor da Imprensa ? texto anterior

Mande-nos seu comentário