Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Life de vida nova

TELETIPO

A Time Inc. confirmou a reencarnação da revista Life, agora como suplemento do jornal de domingo. No começo, e isso remete a 1936, a revista era semanal e tinha tiragem elevada. Aí veio a televisão, que puniu as finanças da indústria editorial. Life fechou em 1972 e ressurgiu como revista mensal em 1978. Voltou a ser semanal durante a Guerra do Golfo, e fechou novamente em 2000. Desde então, vez ou outra apareciam edições especiais para manter o nome do periódico vivo. A nova Life competirá diretamente com Parade, da Advance Publications, e com USA Weekend, da Gannett Co. Segundo David Carr [The New York Times, 19/5/03], um protótipo da "nova" revista incluirá conteúdo da Time e da People, duas publicações semanais da mesma editora da Life; e as antigas e luxuosas fotografias pelas quais a Life sempre foi prestigiada. A Time Inc. está procurando jornais para estabelecer parcerias. Parade, no mercado desde 1941, chega a 36 milhões de casas por meio de 330 jornais de domingo.

Conrad Black, dono dos tablóides Daily Mail e Sunday Telegraph, declarou que seus jornais vão apoiar uma consulta popular para avaliar o apoio à adoção, pelo Reino Unido, da constituição da União Européia. "Eu certamente não sou dos que alegam ter influência exagerada sobre a imprensa ou parte dela, mas se alguém no governo acha que não haverá controvérsia a respeito da necessidade de referendo sobre assunto dessa importância, posso tranqüilizá-los ? vai haver muita controvérsia". Black prometeu que suas publicações promoverão ativamente a idéia; segundo Ciar Byrne [Guardian, 19/5/03], o Daily Mail já encorajou os leitores a participar da votação para "salvar o país", afirmando que as "liberdades democráticas e a própria identidade [da nação] estão em risco".