Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Léo Gerchmann

PT GAÚCHO vs. RBS

"Jornais obtêm liminar que autoriza divulgação de fita de ex-tesoureiro", copyright Folha de S. Paulo, 24/11/01

"Os jornais ?Zero Hora? e ?Diário Gaúcho?, do grupo RBS, de Porto Alegre, obtiveram autorização da Justiça, concedida anteontem à noite por meio de liminar, para divulgar uma fita na qual o ex-tesoureiro do PT Jairo Carneiro dizia haver doações do jogo do bicho para o Clube de Seguros da Cidadania e, consequentemente, para o partido.

Os jornais de Porto Alegre publicaram o conteúdo -que já era parcialmente conhecido- ontem. A fita foi detonadora das investigações subsequentes na CPI da Segurança Pública que, a partir daí, mudaram de rumo e passaram a investigar ligações do jogo do bicho com o PT. A decisão que revogou a proibição imposta aos jornais foi do desembargador Paulo Antônio Kreztmann.

Na fita, o Clube da Cidadania -entidade criada por petistas e simpatizantes- é citado por Carneiro como comprador, com o dinheiro arrecadado por meio de doações, do prédio onde funciona a sede do PT. A fita foi gravada a partir de uma entrevista do ex-tesoureiro ao ?Diário Gaúcho?.

O advogado Ricardo Cunha Martins, que defende o presidente do Clube de Seguros da Cidadania, Diógenes de Oliveira, conseguira, antes da decisão proibindo a divulgação pelos dois jornais, uma liminar impedindo a publicidade da fita pela CPI.

Ele alegou que a publicação não fazia mais sentido já que, depois da entrevista ao jornal, em depoimento à CPI, Carneiro recuou em suas declara&ccedilccedil;ões. Carneiro disse que havia mentido para se vingar do PT devido à sua expulsão do partido por desvio de verbas."