Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mais controle online

AOL TIME WARNER

Segundo Alec Klein e Ariana Eunjung Cha [Washington Post, 27/7/01], a AOL Time Warner Inc. deve criar seu próprio serviço de identificação de usuários da internet, competindo diretamente com a Microsoft. O projeto "Magic carpet"(tapete mágico), ainda não anunciado, permitirá que os consumidores armazenem informações pessoais online ?nome, endereço e número do cartão de crédito ? para fazer transações em diferentes sítios, bastando digitar nome do usuário e senha. Para analistas do setor, tal serviço, que simplifica as compras online, é fundamental para o crescimento da internet comercial.

A Microsoft oferece um serviço semelhante, o Passport. Segundo os planos atuais, o novo sistema operacional da empresa, Windows XP, a ser lançado em outubro, habilitará os usuários a se registrarem no serviço na primeira vez em que se conectarem à internet. Entidades de defesa do consumidor pediram à Federal Trade Commission, a agência que regulamenta atividades comerciais nos Estados Unidos, que revise esses procedimentos, para que os compradores sejam claramente informados de que não são obrigados a se registrar no Passport para acessar a internet pelo software da Microsoft.

As entidades alegam que não está claro o que as companhias farão com os dados dos consumidores e como os protegerão. Embora a Microsoft declare que os preservará com códigos e senhas, preocupa o risco de violação por hackers, como já ocorreu no passado, e o uso que a empresa pode fazer das informações.

    
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