QUALIDADE NA TV
LIXO NA TV
O dia 21 de abril está tentando ficar para a história do Brasil pela segunda vez. No feriado de Tiradentes, um grupo contra o lixo na TV garante que a data é, também, o Dia Nacional contra o Lixo na TV. As emissoras e os números do Ibope talvez tenham problemas com a grande campanha que está sendo veiculada na internet. No Brasil, pede-se que as TVs sejam desligadas das 20h às 20h15.
Eis a mensagem que circula pela rede:
Marque em sua agenda
Dia nacional do protesto contra o baixo nível dos programas de TV: 21 de Abril de 2001.Todos os televisores serão desligados por 15 minutos: das 20:00 às 20:15 horas. Una-se a este protesto para tirar o lixo da TV. Passe esta mensagem para frente. Você tem direitos e deve usá-los."
A TVer, uma das mais influentes ONGs voltadas à TV, apoiou a iniciativa em matéria publicada em seu sítio, 5 de abril ? <tver.zip.net>. Sugere, ainda, que se estenda o tempo de permanência da TV desligada de 15 minutos para meia hora, de forma a realmente fazer diferença no Ibope.
No horário do protesto, o sítio da Tver realizará um bate-papo com o tema "Por que desligar a TV?" Integrantes da ONG e personalidades convidadas, segundo a nota da TVer, poderão aprofundar a reflexão e criar novas formas de protesto.
A ação não se dá apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, a semana de 23 a 29 de abril será, aos olhos dos manifestantes, um marco histórico. "Milhões de pessoas no mundo todo descobrirão que a vida pode ser mais recompensadora, interessante e divertida sem TV", declara, em letras garrafais o sítio TV-Turn Off.
É esperar para ver. Ou não ver.
Veja também
Qualidade na TV ? próximo texto