TELETIPO
O secretário de imprensa do governo israelense acusou os repórteres de veículos como Reuters, AP, CNN e BBC de trabalharem sob o controle direto de Yasser Arafat. Daniel Seaman também afirmou que os correspondentes em Israel do Guardian, Washington Post, Toronto Star e ABC foram forçados a deixar o país porque o governo se recusou a trabalhar com eles. "Nós simplesmente os boicotamos. O conselho editorial entendeu a mensagem e trocou a equipe." Edward Pilkington [Guardian, 17/10/02] conta que os editores do Guardian e do Toronto Star desmentiram a declaração, afirmando que a transferência dos correspondentes não se deve a nenhum tipo de pressão.
Um mês após a saída de Rosie O?Donnell do empreendimento, a editora Gruner+Jahr anunciou o fim da publicação que leva o nome da ex-apresentadora. Segundo a Reuters [17/10/02], a maioria da equipe que trabalhava na revista ? 120 funcionários ? foi despedida com a suspensão. Rosie e a editora estão se processando por quebra de contrato.
O autor nigeriano Chinua Achebe, 71 anos, ganhou o German Booksellers Peace Prize pela "promoção do entendimento humano através da literatura". Eleito uma das vozes mais significativas ? "e ao mesmo tempo sutis" ? da literatura africana do século 20, o autor de A Flecha de Deus recebeu o prêmio de US$ 14 mil da Associação Alemã de Editores e Livrarias. Informações da Associated Press [15/10/02].
No lançamento da versão 8.0 de seu navegador de internet, a America Online dos EUA anunciou que deixará de utilizar anúncios pop-up ? aquelas janelas que se abrem sozinhas enquanto se navega ? de terceiros. Segundo o presidente da empresa, Jonathan Miller, a decisão reduzirá em US$ 30 milhões o Ebitda (sigla em inglês para "lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização") de 2003 da AOL. Ele ressaltou a perda de lucro deve ser compensada com outras formas de publicidade.