UNIVISION + HISPANIC
A Comissão Federal de Comunicações americana (FCC, sigla em inglês) autorizou a fusão da Univision Communications Inc. com a Hispanic Broadcasting Corp., o que faz surgir a primeira mega-corporação de mídia voltada ao público hispânico no país, num negócio de US$ 3 bilhões. A Univision tem 32 estações de TV aberta e um canal por assinatura, além de controlar a TeleFutura, uma rede com outras 16 estações. A Hispanic possui 68 estações de rádio.
Como informa o Washington Post [23/9/03], a única restrição imposta ao novo grupo é relativa a duas cidades onde ele teria mais emissoras de rádio que o permitido. Contudo, a inconformidade é com uma regra que, no momento, está sendo discutida no Congresso ? ou seja, pode não entrar em vigor.
As companhias conseguiram sinal verde para a fusão graças a vitória por 3 votos a 2 dentro da FCC. Os republicanos da comissão votaram a favor, alegando que a união cria uma companhia mais forte, permitindo que ela compita com as outras grandes corporações. Os democratas, por sua vez, foram contra, afirmando que esta é mais uma medida confusa de liberalização que pode prejudicar a diversidade dos meios de comunicação.
Há um debate nos EUA se os veículos de língua espanhola constituem um mercado separado. Se esta noção fosse aceita, fusões como a da Univision com a Hispanic seriam dificultadas, pois seus efeitos seriam analisados dentro de um universo menor. O Departamento de Justiça, quando aprovou a transação, considerou que o mercado publicitário hispânico de rádio é algo separado, mas não fez o mesmo para televisão, internet e mídia impressa.