TELETIPO
O governo português cancelou um dos dois canais da rede estatal, e deixou de anunciar na RTP. O governo de centro-direita do primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso recentemente nomeou Almerindo Marques como presidente da Portugal Global ? companhia estatal que controla a RTP, a agência Lusa e a rádio RDP ? no lugar de João Carlos da Silva, que se demitiu. Informa a Reuters (9/5/02) que o orçamento português de 2002 prevê o corte de 2,1 bilhões de euros em seis meses, para fechar o rombo financeiro que ameaça violar o limite imposto pela União Européia.
A antiga política cubana de negar visto de imprensa ao Miami Herald força o jornal a enviar repórteres disfarçados de turistas, contou seu editor-executivo, Tom Fiedler. As matérias do correspondente que cobriu a viagem de Jimmy Carter a Cuba não foram assinadas. "Fazemos isso há anos", diz Fiedler, afirmando que o Herald é o único jornal americano a enfrentar tal proibição [Miami é a capital mundial do anti-Castrismo]. Jornalistas do Herald desmascarados em Cuba são detidos e expulsos. Segundo Fiedler, o jornal continua a pedir vistos: "Nós nunca recebemos um ?não?, apenas não temos resposta". Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 16/5/02].
Quatro semanas após o lançamento, o New York Sun já está imprimindo 60 mil exemplares por dia e sendo entregue em 7 mil casas e escritórios da cidade ? sucesso que também se deve a ex-leitores do rival Times, revela Paul Colford [New York Daily News, 13/5/02]. As 1.000 famílias de uma sinagoga de Manhattan que cancelaram a entrega do NYT em protesto à cobertura que consideram pró-Palestina ganharam, de amigos da congregação, assinaturas de um mês do Sun. Comandado por Seth Lipsky, ex-editor do semanário judeu Forward, o jornal oficializou o apoio a Israel e inclui matérias do Jerusalém Post sobre o conflito no Oriente Médio.