Wednesday, 27 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Miami Herald

TELETIPO

O diário americano Miami Herald passou por uma reformulação e está chegando diferente às bancas desde 15/9. “Estamos tentando repensar o negócio de jornal, como fez o USA Today 20 anos atrás”, explica o editor Tom Fiedler. Com novo design, o diário, que está completando 100 anos, quer se adaptar ao leitor atual, pois o público de Miami mudou muito. Antes, a cidade era conhecida como retiro de aposentados, que buscavam o calor e o ar puro das praias. Mas a cidade recebeu muitos imigrantes, principalmente hispânicos, fazendo com que o Herald lançasse, em 1998, versão em espanhol – El Nuevo Herald. Atendendo a leitores mais jovens e acostumados com a rapidez da internet, o jornal reformulado traz, diariamente, um resumo das principais notícias, para ser lido “em cinco minutos”. Artigos de opinião passaram a sair em encartes temáticos (saúde, estilo, alimentação e fim de semana), em forma de revista. Com informações do USA Today [15/9/03].

A Tribune Co., proprietária do Chicago Tribune, do Los Angeles Times e do Newsday, vai lançar um diário de distribuição gratuita em Nova York, o amNew York. O tablóide será destinado ao leitor entre 18 e 34 anos que quer se informar rapidamente enquanto se desloca para o trabalho. O editor do jornal será Russel Pergament, nova-iorquino que já trabalhou no Boston Metro, diário gratuito que atualmente tem tiragem de 166 mil exemplares. Floyd Weintraub, porta-voz de Pergament, não quis especificar em que medida o amNew York dependerá das notícias de agências, mas informou que sua equipe será bastante enxuta. De acordo com o Newsday [16/9/03], a distribuição deve se limitar inicialmente a Manhattan.