Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Milton da Graça Coelho

PEDRO, O ESCAMOSO

“O que é pior: cocaína ou o escamoso?”, copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 23/06/03

“O Conselho Nacional de Desenvolvimento foi criado poucos dias depois do início do governo Lula e tem sido, segundo o próprio Presidente, um eficiente instrumento auxiliar na formulação de propostas e políticas de crescimento econômico.

O Conselho Nacional de Comunicação foi criado pela Constituição de 1988, mas foram necessários 13 anos para que ele fosse efetivamente constituído e começasse a funcionar. Ninguém duvida de que poderosas forças ocultas trabalharam nos bastidores dos governos José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique, para que a letra da Constituição deixasse de ser cumprida e os meios de comunicação continuassem sem qualquer mecanismo de fiscalização e controle pela sociedade.

Aparentemente o pior está acontecendo. Forças ocultas operam também junto às pessoas que hoje compõem o Conselho de Comunicação. De outra maneira, como se explicar o silêncio diante de ?Pedro, o Escamoso?, novela colombiana que a Rede TV! coloca no ar em horário nobre – sem o menor respeito aos padrões mínimos exigíveis de uma concessão do poder público?

O lançamento de ?Pedro, o escamoso? (o conteúdo ainda é pior do que o título) às 20h45 é apenas a última ousadia da Rede TV!. Uma ousadia que começou com a estranha rota de conquista do espólio da Rede Manchete sem sequer garantir direitos trabalhistas ou os tímidos compromissos de qualidade de programação da nossa legislação superpermissiva.

Cadê o Conselho de Comunicação? Alguém pode informar o que ele já fez nestes vários meses desde a instalação ou pretende fazer no futuro próximo? Carlos Chagas, Alberto Dines, usem o Comunique-se para não permitir que o Conselho se perca em boas intenções frustradas, burocracia sem objetivos ou silêncio imposto por forças ocultas.

Erotismo colombiano e de péssima qualidade em horário nobre é demais, caros conselheiros. Digam a todos nós, profissionais de comunicação, o que podemos fazer para ajudá-los a cumprir o papel que a cidadania brasileira espera de vocês.”

“Rede TV! troca um feio por outro”, copyright O Estado de S. Paulo, 22/06/03

“Eles eram rivais na Colômbia. O folhetim Pedro, o Escamoso foi criado pela rede colombiana Caracol para acabar com a audiência da trama Betty, a Feia, da concorrente RCN. Por aqui, são aliados. A trama, que estreou na semana passada, chegou para manter o reinado de ibope no horário conquistado por Betty na Rede TV! e está conseguindo.

A nova novela, que tem 327 capítulos e promete ficar no ar quase um ano, estreou registrando 5 pontos de audiência média, deixando a emissora em terceiro lugar em ibope no horário. O folhetim também já começou com pé direito em faturamento. Fruto da estratégia de programação da Rede TV! – comprar tramas enlatadas que já foram sucesso em outros países -, Pedro foi comprado, segundo a emissora, por R$ 3 milhões e que uma de suas cotas de patrocínio já foi vendida por R$ 1,2 milhão.

Assim como Betty, Pedro é sucesso internacional. A trama já foi exibida em 17 países e atualmente está ganhando uma versão portuguesa, produzida pela TVI.

A fórmula é a mesma da compatriota. Pedro Coral, que é vivido pelo ator Miguel Varoni, é um homem feio, cafona, que sai da roça à procura de sucesso na cidade grande e acaba, depois de muito sofrer, obtendo sucesso profissional e pessoal graças ao seu bom caráter. Além de estranho, ele é paquerador e, pior, se acha irresistível. Ah, ele também é apaixonado pela mulher mais bonita da trama e irá ficar menos ?escamoso? no decorrer dos capítulos.

Final – Pedro, a princípio, está sendo exibida pela Rede TV! às 20h45, logo após Betty, a Feia, que está em sua última semana. A partir da semana que vem, a nova novela irá ao ar às 20h15.

Por falar na feia, quem torceu pelo amor de Betty e seu chefe Armando pode comemorar. Depois de uma bela transformação, em que deixou para trás o aparelho nos dentes, os óculos e uma franja horrível, a protagonista recebe um pedido de casamento de seu amado. Para completar, no dia do casório, ela ganha uma festa-surpresa do marido. Meses se passam, como em todo bom final de novela, e Betty aparecerá ao lado do marido em um quarto de hospital, olhando com espanto seu filho que acabou de nascer. A pobre criança puxou à mãe. Antes da transformação.”

 

NAMORO NO FAUSTÃO

“Lucimara quer amar”, copyright Época, 23/06/03

“O velho namoro na TV continua em alta. A estrela da vez, no entanto, não é nenhuma adolescente com os hormônios em ebulição, tampouco o tipo solteirona desesperada. Lucimara Parisi, de 55 anos, diretora de produç&atiatilde;o do Domingão do Faustão, é hoje a destinatária de centenas de cartas e e-mails que a TV Globo recebe todos os meses desde que o apresentador resolveu arrumar um namorado para a amiga. Com dois casamentos desfeitos, um deles terminado há pouco mais de quatro anos, quatro filhos e três netos, a diretora, que trabalha na emissora há quase 40 anos, se tornou um trunfo do programa dentro da acirrada disputa pela audiência das tardes de domingo. Neste ano, Faustão tem vencido quase todos os confrontos com Gugu.

Acostumado a pegar no pé de sua equipe durante o programa, há cerca de quatro meses Fausto Silva anunciou que Lucimara estava à procura de um namorado. ?Era coisa dele, eu sou muito bem resolvida?, afirma a diretora. As cartas e os e-mails pegaram a produção de surpresa. A brincadeira não parou mais. Lucimara, no começo visivelmente constrangida, aos poucos passou a se divertir. No início, apesar dos e-mails e das cartas, a produção não sabia ao certo como o sucesso de Lucimara refletia na audiência. Isso porque as brincadeiras de Faustão eram feitas ao longo do programa. No programa de 8 de junho, porém, tiveram a comprovação. Faustão exibiu um quadro especial que mostrava o jantar de Lucimara com um telespectador apaixonado. Naquele momento, o Domingão teve média de 26 pontos de audiência e atingiu picos de 31, derrotando o concorrente, Domingo Legal, do SBT (22 pontos de média). A média do Faustão gira entre 20 e 21 pontos de audiência.

?Não posso mais andar na rua, todo mundo me pára, querem dar conselhos, parabéns?, derrete-se Lucimara, até então mais acostumada aos bastidores da TV. ?Isso, quando não é cantada mesmo.? A diretora mora no bairro de Higienópolis, na capital paulista, com dois cachorros e um gato. Malha todas as manhãs e faz meditação diariamente. Não procurava um novo parceiro. Até agora. ?Incrível como a maioria dos pretendentes é jovem?, espanta-se. Apesar do sucesso, Lucimara não pensa em sair de trás das câmeras. Mas se diverte em ser uma celebridade instantânea. ?Se eu não fosse tão caseira, até aproveitaria mais?, brinca. Ela até pode não estar aproveitando. Mas Faustão, com toda certeza, está.”