Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Mudança no Financial Times

TELETIPO

Andrew Gowers é o novo editor do jornal britânico Financial Times. Ele substituirá em setembro Richard Lambert, após 10 anos, nos quais o FT teve aumento de 69% na circulação, impulsionado pela expansão internacional e pela entrada no mundo online. Gowers é jornalista do FT há 18 anos e era editor da versão alemã, lançada em fevereiro de 2000. Nos últimos anos, o FT também passou a ter edições locais em Nova York, Paris e Tóquio. Seu sítio, FT.com, exibe pomposos 40 milhões de visitas por mês. "Será um grande desafio construir em cima do que Richard já fez", disse Gowers. As informações são da BBC (5/7/01).

Um tribunal federal de apelação derrubou a vitória de 1999 do ator Dustin Hoffman contra a Los Angeles Magazine, que publicou uma imagem montada do astro, de vestido e salto alto. O novo veredicto afirma que os editores estavam protegidos pela liberdade de expressão garantida na Primeira Emenda da Constituição americana. Hoffman havia vencido um julgamento de US$ 3 milhões, no qual juízes federais concluíram que a revista invalidara o direito do ator sobre sua própria imagem, "violentando-o pela tecnologia". Mas, em 6 de julho, a sentença foi invertida em favor da revista. As informações são de Dan Whitcomb [Reuters, 6/7/01].

A Duma, a câmara baixa do parlamento russo, aprovou por 343 votos a 37 projeto de lei que impede o controle de estrangeiros sobre a TV nacional. Para virar lei, falta a aprovação do Conselho Federal (a câmara alta do parlamento, integrada por governadores e outras autoridades) e a assinatura do presidente Vladimir Putin. A versão inicial do projeto pretendia proibir também o controle de estações de rádio e veículos impressos, mas isso foi removido na versão final, em de julho. De acordo com o projeto, pessoas físicas e jurídicas estrangeiras não podem ter mais de 50% das emissoras de TV russas, que transmitem para mais da metade da população. As mesmas restrições são aplicáveis a indivíduos e entidades com dupla cidadania. As informações são da Associated Press (6/7/01).

    
    
                     

Mande-nos seu comentário