TELETIPO
Em junho deste ano, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) americana multou em US$ 7 mil a estação de rádio KKMG-FM, do Colorado, por tocar uma versão editada da música The real slim shady, do controvertido artista Eminem. Para a FCC, a versão editada continuou provocativa e vulgar. Nenhuma outra rádio foi multada por tocar a música. A Citadel Communications, proprietária da KKMG, recorreu da sentença, alegando que a sociedade já aceitou a música de Eminem, pois passou 16 semanas no topo da lista da Billboard e recebeu o Grammy de melhor performance solo em rap. Segundo Pamela McClintock [Variety, 2/7/01], a comissão impedirá que artistas de rap e hip-hop sejam tocados no rádio e na TV caso a "multa por indecência" se mantenha.
Segundo pesquisa do Fairness & Accuracy in Reporting (Fair), um observatório americano da mídia, o canal de notícias Fox apresenta tendência conservadora em seus noticiários. O estudo revela que, em cinco meses, dos 56 entrevistados do programa diário de notícias de Brit Hume 50 eram republicanos, e apenas seis democratas. Para Hume, isto se deve ao fato de a pesquisa compreender os primeiros meses do governo republicano. "Não nos esforçamos para atingir um balanço matemático, mas um panorama abrangente", disse o apresentador. No entanto, no mesmo período, o programa de Wolf Blitzer na CNN teve, entre seus 67 convidados, 38 republicanos e 29 democratas. As informações são de David Bauder [The Associated Press, 1/7/01].
O filme Laranja mecânica", de Stanley Kubrick, foi levado ao ar pela primeira na televisão britânica na quarta-feira (4/7). Baseado no romance de Anthony Burgess, o violento filme de 1972 causou tanta polêmica à época do lançamento que Kubrick decidiu voluntariamente retirá-lo de circulação após poucos meses. A proibição só terminou após sua morte, em 1999. O canal de assinatura Sky Box Office, que transmitirá Laranja mecânica, pretende passá-lo quase todos os dias até meados de setembro. As informações são da Reuters [4/7/01].