Monday, 20 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1321

Na alça da mira conservadora

BBC.COM

John Whittingdale, secretário da Cultura e conservador parlamentar britânico, pediu o fechamento do sítio da BBC em 26/8. "Não está claro porque a BBCi está na rede quando os mesmos serviços são fornecidos por provedores comerciais… A BBC deveria oferecer serviços que ninguém mais oferece", disse uma porta-voz de Whittingdale.

De acordo com Vincent Graff [The Independent, 27/8], o pedido do parlamentar é um indicativo da crítica pesada de conservadores que a BBC deve encontrar pela frente, com a "revisão independente" da corporação, sob comando de David Elstein, ex-executivo-chefe do então Channel 5 (hoje, apenas Five). Elstein disse que a taxa de licença da BBC é menos justa que o imposto de renda.

Nesse ínterim, o governo lançou sua própria investigação sobre as atividades da BBC na internet, sob chefia de Philip Graf, ex-executivo-chefe do Trinity Mirror.

A proposta de Whittingdale foi bem recebida pelos concorrentes on-line da BBC. Tim Faircliff, diretor de operações do Telegraph.co.uk, disse que o sítio da BBC deveria poder permanecer ativo, mas, em outras palavras, as promoções cruzadas entre o sítio, a rádio e a televisão deveriam terminar.