OBSERVATÓRIO DA PROPAGANDA
PORNÔ CHIC
Creio que as mulheres francesas têm todo o direito de reclamar do mau uso da imagem feminina nas propagandas. Infelizmente, esse abuso é cometido, freqüentemente, em muitos países. No Brasil, por exemplo, vemos a imagem da mulher ser associada aos mais diversos produtos. E de forma vulgar. Basta citar o caso de empresas fabricantes de automóveis que, em grandes eventos, contratam meninas ? lindas, diga-se de passagem ? para ficarem em trajes sugestivos ao lado de belíssimos carros. Nesses eventos só falta a placa indicando a promoção: compre o carro e ganhe a acompanhante. As propagandas que expõem as mulheres de forma inadequada parecem ser guiadas por certas idéias de Schopenhauer, filósofo alemão nascido no século 18, para quem as mulheres não passavam de seres de cabelos compridos e idéias curtas.
É triste, mas vende!
Quando será que esse exemplo da Franca vai ser imposto aqui no Brasil? Sinto-me ofendido quando vejo uma mulher seminua numa propaganda de cerveja. Pergunto: quem esta sendo ingênuo, o consumidor que acha que bebendo aquela cerveja vai estar sentindo o prazer de possuir aquela mulher ou dos publicitários que acham que o povo é bobo o suficiente para achar isso? Do jeito que as coisas estão, eu acho que e as duas coisas.
É impressionante que mesmo em países desenvolvidos e culturalmente mais liberais as mulheres ainda precisem se organizar a fim de combater o machismo e a esdrúxula degradação da dignidade feminina.Homens e mulheres têm total direito de assumirem sua sexualidade, todavia abusar de imagens e difundir a idéia de objeto sexual é inadmissível hoje, ontem e sempre. Dá-nos a impressão de que não passamos da Idade Média. Será que não pesa na consciência dos publicitários franceses o feito heróico e patriótico das francesas desde a Guerra das Duas Rosas e a Revolução Francesa, esta fundamental para a consagração do direito em todos os aspectos sociais?
Gostaria de externar meu total apoio e incitação a qualquer tipo de manifestação brasileira que promova o debate e as soluções para o fim às atitudes machistas e imbecis com as quais nós brasileiras, "popozudas", "cachorras" e "preparadas", temos que conviver.
Leia também