NBC UNIVERSAL
A Vivendi Universal, dona dos estúdios de cinema Universal, e a rede de TV NBC, de propriedade da General Electric, vão se fundir, formando a NBC Universal, uma empresa ainda mais gigantesca, que pode valer até US$ 40 bilhões. O negócio foi fechado numa época em que a validade do modelo dos conglomerados de mídia vem sendo questionada, com base nas experiências da Disney e da AOL Time Warner.
A Vivendi vinha enfrentando uma forte crise. Nos últimos seis meses, suas ações se desvalorizaram 80%, graças a uma dívida contraída durante sua rápida expansão. Originalmente uma empresa francesa de tratamento de água, foi comprando companhias de mídia e telecomunicações em várias partes do mundo, sob a liderança do presidente Jean-Marie Messier. Como reporta The Economist [4/9/03], o problema foi que essas aquisições ? muitas delas pagas à vista ? aconteceram quando as empresas de comunicação estavam em alta nas bolsas. Quando as ações caíram, o império da Vivendi se desvalorizou abruptamente, colocando-a em complicada situação financeira. Messier foi afastado e Jean-René Fourtou assumiu para tentar arrumar a casa.
Novo casamento, nova casa
Os acionistas da Vivendi serão donos de 20% da NBC Universal e repartirão entre eles US$ 3,8 bilhões resultantes da transação. A união permitirá que os braços da nova empresa trabalhem de forma coordenada, algo que já aconteceu em 2001, graças a um acordo. Na época, a NBC exibiu Jurassic Park no fim de semana anterior à estréia de sua continuação, produzida pela Universal.
O guarda-chuva da NBC Universal incluirá, pelo lado da NBC, além de sua rede aberta de televisão, os canais por assinatura MSNBC, CNBC, Bravo e Telemundo. A Vivendi entrará com a Universal Pictures, os parques temáticos Universal, e os canais pagos USA Network, Sci-Fi e Universal Television.