Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

New Republic, cúmplice e cliente

ARÁBIA SAUDITA

A revista New Republic está sendo criticada por ter co-patrocinado um fórum em 2/10 com a Arábia Saudita e supostamente concordar em desconvidar a um crítico de Riad para participar de discussões sobre o futuro político do país árabe.

Stephen Schwartz, autor de The Two Faces of Islam: The House of Sa’Ud from Tradition to Terror ("As duas faces do Islã: A casa de Sa?Ud da tradição ao terror", tradução literal não-oficial), disse ter sido retirado da mesa de debates a pedido da Arábia Saudita, anunciante da revista, além de co-patrocinadora do evento. "Fiquei muito chocado", disse Schwartz, que se converteu ao islamismo. Em seu livro, acusa o governo saudita de apoiar o grupo radical palestino Hamas e financiar o islamismo em seu formato fundamentalista, conhecido como wahabismo.

Segundo Eric Marx [Forward, 10/10/03], embora o co-patrocínio do governo saudita não tenha sido mencionado no sítio da New Republic, diversos participantes viram o crédito no fórum. Stephanie Sandberg, presidente e publisher da revista, confirmou a participação saudita.

Nos últimos dois anos, a New Republic ficou conhecida pela posição republicana na política internacional, mas liberal ou de centro em assuntos domésticos.