E-NOT?CIAS
COMUNIDADE NEGRA
A associação americana de publishers de jornais (NNPA), sediada em Washington, conta com 200 associados negros e ajudará os jornais de seus filiados a desenvolverem uma versão online e um serviço de notícias nacionais para negros.
O programa, de acordo com Sara Kehaulani Goo [The Washington Post, 10/5/01], terá verba inicial de 125 mil dólares do United Parcel Service (UPS), serviço postal americano. "Será um grande microfone para a imprensa negra na internet", disse John J. Oliver Jr., presidente da associação. O serviço noticioso, segundo ele, "assegurará que reportagens se espalhem de costa a costa, e causas pelas quais lutamos serão ouvidas".
Ben Jealous, diretor-executivo da associação, disse que apenas 10% dos jornais de associados têm sítio ativo na internet. "A maioria não pode sustentar especialistas e tecnologias requeridos para manter um sítio", disse. Segundo Jealous, cada jornal deverá pagar uma taxa mensal para ter acesso ao serviço. Economizarão dinheiro ao publicar notícias uns dos outros em vez de pagar por artigos free-lance.
"Estamos caminhando para a primeira agência da comunidade negra", disse Jealous, que apelidou a iniciativa de "Associated Press negra".
e-Not?cias ? próximo texto