MEMÓRIA CURTA
Alberto Dines
A terrível crise financeira, gerencial e existencial que envolve a imprensa brasileira começou na "bolha" dos anos 1990. Os articuladores e aproveitadores desta ilusão transformaram uma imprensa ainda firme, recém-saída de 21 anos de ditadura militar, num conglomerado de paranóias e ilusões. O resultado ai está: debacle ímpar.
As consultorias que pegaram os principais jornais e revistas deste país e os jogaram no triturador de lixo resultaram do estranho consórcio entre a Universidade de Navarra, o Poynter Institute de Miami e o escritório Inovación Periodística agora transformado no Innovation Media Group.
Este último, associado a empresas locais de promoção de eventos, organizou em São Paulo um Seminário Internacional de Jornalismo. A Paulicéia adora eventos ? sai barato, a mídia cobre de graça, todo o mundo aparece e, no fim, com a grana no bolso e as vaidades satisfeitas, compartilham da sensação de ter resolvido todos os problemas do mundo.
Há gosto para tudo. Esperemos que um dia apareça alguém para contar a história da Grande Esparrela ? como uma imprensa, outrora gloriosa, foi desfibrada e ludibriada pela praga dos consultores.