TELETIPO
Surfe, areia e fama passageira certamente não estão em alta na Noruega. Apenas seis noruegueses se inscreveram na versão local de Temptation Island, controverso reality show americano. A TVNorge, cujo editor-administrativo ? dizem ? perdeu o emprego após se recusar a elaborar o programa na versão norueguesa, planeja colocar quatro casais numa ilha remota com solteiros atraentes para testar sua fidelidade. Mas os noruegueses querem outro tipo de aventura. a TVNorge registrou mais de 5 mil telefonemas de telespectadores que querem participar de 71 Degrees North, reality show que mandará 12 aventureiros a viagem de sobrevivência que cruzará o país. As informações são de Jorn Rossing Jensen [Variety, 19/6/01].
Bill Keller, editor-administrativo do New York Times, passará à seção de opinião e editoriais e será redator sênior da New York Times Magazine e de outros cadernos do jornal no semestre que vem. "Isso é o mais próximo que consigo imaginar do sonho de qualquer jornalista", disse Keller. Segundo nota da New York Times Co. (19/6/01), ele entrou no Times em 1984, como correspondente em Washington, e está no atual cargo há quatro anos. Também Gail Collins será remanejada, tornando-se a primeira mulher na história do Times a ocupar a posição de editora de opinião e editoriais. Ela estréia no cargo em setembro, substituindo Howell Raines, que virará editor-executivo. Gail entrou no jornal em 1995, para a seção de opinião e editoriais. As informações são de Joe Strupp [Editor & Publisher, 21/6/01].
Em luta para proteger o nome de sua prestigiada revista acadêmica de tecnologia, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) processou a Time Inc. e a Cnet Networks Inc., alegando que a revista das duas empresas viola a marca registrada da universidade. Publicada desde 1899, a Technology Review, cujo nome pertence ao MIT desde 1958, cresceu de uma pequena revista acadêmica para um importante periódico mensal sobre tecnologia, com circulação internacional de cerca de 300 mil exemplares. A ação, registrada na semana retrasada, quer pagamento de danos e a mudança do nome da nova revista, chamada Fortune/CNet Technology Review. As informações são de Isaac Baker [The Boston Globe, 19/6/01].