STRIP-TEASE
Beatriz Singer
Raquel Garcia, Erica Lima, Kelly Cerqueira e Lora Keiti. O quarteto é jovem, todas têm entre 20 e 22 anos. Kelly diz que homem tem que ser "carinhoso, romântico, companheiro, amigo e sincero". Erica tem um caracol de nome Frederico. Lora gosta de dançar e seu drink preferido é Malibu. Raquel é capricorniana e professora de lambaeróbica.
Apesar de diferentes, as quatro têm uma profissão comum. São âncoras de prestígio em um sítio brasileiro de "notícias" na internet ? ou melhor, de "nutícias". Basta ter o programa RealPlayer e se in(con)formar. O tailleur sóbrio típico das âncoras vai sendo desabotoado pelas próprias à medida que vão fornecendo as notícias.
E não pensem que falam bobagem, as notícias são reais. Cada "nuticiário" dura mais de um minuto e menos de dois, seguido de uma propaganda da Speedy, sistema de banda larga da Telefonica. Muito bem pensado ? o frustrado que só conseguiu ver imagens com "lag", atraso comum na era jurássica da internet, sairá correndo para, com banda larga, assistir ao "informativo" como se estivesse à frente da TV.
Pode-se escolher por informações sobre o Brasil ? ou pelo strip-tease de Raquel. Por pílulas sobre entretenimento ? ou por assistir Erica se despindo. Por um giro no mundo ? ou por um passeio nas curvas de Kelly. Por "nutícias" esportivas ? ou pela nudez de Lora.
A idéia não é brasileira. O programa que inspirou essa mistura bizarra de jornalismo e entretenimento repercutiu antes na Rússia [veja remissões abaixo]. Rostos e corpos bonitos lêem textos no teleprompter, que pulam dos olhos para a boca sem passar pelo cérebro, desde maio de 2000. Mas na Rússia o programa Verdade Nua passa na TV. Fez subir às alturas a audiência da M1 TV, emissora de Moscou que conquistou o público às 19h, horário da transmissão do telejornal sensual.
O Canadá foi o grande fundador do "strip-news" ? forma mais deplorável do já familiar "infoteinment" ? em versão web, inaugurado em dezembro de 1999. Com o NakedNews.com, um programa "sem nada para esconder", internautas do mundo inteiro e dos dois sexos (desde abril deste ano há um âncora masculino entre as beldades femininas) puderam entender como é possível um "noticiário" ser tão sexy.
A versão brasileira, que pertence ao portal Vírgula, é ainda franzina. Pouco tempo de informação, nenhuma periodicidade ? na noite do dia 18 de maio, as "nutícias do dia" datavam de 14 e 15 de maio. Conteúdo, então, era uma vez… Geralmente é dada apenas uma informação sobre assunto pouco relevante. Claro, não é a notícia que interessa.
No Nuticias.com.br existe até um fã clube. No fórum do sítio há todos os tipos de elogios. Dos meigos e românticos aos mais acalorados. Nenhuma crítica. E não demorará muito para que as moçoilas, ao serem entrevistadas por programas de fofoca vespertinos, declarem-se, entre aplausos de testosteronas ambulantes, jornalistas.
Leia também
Striptease no telejornal ? Fabiano Golgo
Feitos & Desfeitas ? próximo texto