TELETIPO
David Laventhol, ex-publisher dos jornais Los Angeles Times e Newsday, foi eleito presidente do Comitê de Proteção aos Jornalistas, grupo que monitora a segurança e a liberdade de profissionais da imprensa em mais de 130 países. Laventhol substituirá Gene Roberts e permanecerá no comando da Columbia Journalism Review. O jornalista, que também já presidiu o conselho do Pulitzer, declarou que espera dar continuidade aos esforços de seus predecessores para proteger repórteres tanto em casa quanto em zona de guerra. "Os lugares perigosos como o Afeganistão e as coisas terríveis que aconteceram a alguns jornalistas revelam que precisamos trabalhar duro para ajudá-los nestas áreas." Segundo o CPJ, 37jornalistas foram mortos em 2001. Informações da AP (3/6/02).
A Associação de Jornalistas do Sudeste Asiático (SAJA) decidiu chamar de Daniel Pearl Award for Outstanding Print Reporting on South Asia seu prêmio de reportagem impressa, tributo ao repórter executado por terroristas no Paquistão. Segundo Sreenath Sreenivasan, administrador da premiação da Saja e professor da escola de jornalismo de Colúmbia, Pearl ? então chefe da sucursal asiática do Wall Street Journal ? foi participante ativo da lista de discussão do grupo. Informações da AP (10/6/02).
A Dow Jones anunciou que fechará o Asian Wall Street Journal Weekly em 1? de julho, após 23 anos de publicação. Em mensagem aos funcionários, a presidenta da divisão internacional, Karen Elliott House, explicou que o crescimento das operações globais do Wall Street Journal e o relançamento da versão eletrônica do jornal tornaram "cada vez mais difícil" atrair assinantes para o semanário. Brian Steinberg [Dow Jones Newswires, 5/6/02] revela que a companhia vai oferecer a Far Eastern Economic Review, outra publicação da casa, aos leitores da AWSJW.