JORNAIS AMERICANOS
New York Post e The Wall Street Journal foram os dois jornais americanos que apresentaram maior crescimento de circulação em relação ao ano passado, mostra relatório publicado pelo Audit Bureau of Circulations.
No caso do Journal, o aumento de 16,1% deveu-se à inclusão dos assinantes da versão on-line na contagem total. O jornal é exemplo de sucesso entre os que fecharam seu conteúdo na internet a pagantes. Assim, foram somados 686 mil assinantes eletrônicos aos 1.800.650 da versão impressa. O New York Post, por sua vez, chama atenção por ter crescido mais de 10% pelo sexto ano consecutivo, chegando a 652.426.
Como informa Mark Fitzgerald [Editor & Publisher, 3/11/03], o jornal mais lido dos EUA segue sendo o USA Today. Sua edição de fim de semana, que sai às sextas-feiras, também é líder em sua modalidade, com 2.616.824 unidades vendidas, seguido pelo New York Times dominical, que vende cerca de 1 milhão de exemplares a menos.
Abaixo, os dez jornais mais vendidos dos EUA, suas circulações e crescimento ou diminuição:
1. USA Today (2a a 6a): 2.154.539; 0.9%
2. The Wall Street Journal (2a a 6a): 2.091.062(*); 16.1%
3. The New York Times (2a a 6a): 1.118.565; 0.5%
4. Los Angeles Times (2a a sábado): 955.211; -1.1%
5. The Washington Post (2a a 6a): 732.872; -1.9%
6. New York Daily News (2a a 6a): 729.124; 2.1%
7. New York Post (2a a 6a): 652.426; 10.6%
8. Chicago Tribune (2a a 6a): 596.667; 0%
9. Newsday, Melville, N.Y. (2a a 6a): 580.069; 0.2%
10. Houston Chronicle (2a a sábado): 553.018; 0.2%
(*) incluindo assinantes da versão on-line.