PUBLICIDADE & JORNALISMO
Gustavo Barreto (*)
Se o leitor de uma publicação informativa é tão importante, por que os jornais impressos não tem um caderno só para as cartas? Será que os carros ou o turismo ? que têm caderno exclusivo ? são mais importantes? É o que parece. Os leitores nem ao menos têm uma página inteira. Geralmente a opinião do público está exprimida junto com a opinião editorial, com alguma errata, com uma propaganda ou até com os três outros componentes na mesma página.
Os editores dizem algo como: “As cartas enviadas serão editadas devido à falta de espaço”. No lugar de “espaço” eu enxergo “vontade”. Falta de compromisso com opiniões sensatas e críticas contundentes ao conteúdo parcialmente comprometido com as finanças do veículo. Imaginem quanto dinheiro um caderno como o de turismo deve ganhar? Perceba que tudo é belo na seção de turismo. O mundo não tem problemas e, em geral, contradiz tudo o que o jornal noticia. É tão patético que, certa vez, li um jornal de domingo que falava maravilhas de uma região do Brasil e, na mesma edição ? só que em outra editoria ? informava sobre crimes ocorridos no mesmíssimo local.
Uma coisa aumentar o orçamento a fim de melhorar a qualidade da informação. Outra, diferente, é buscar lucros maiores com a “indústria da informação”, confundida muitas vezes com entretenimento e/ou publicidade. Nada a ver com jornalismo.
(*) Editor do jornal Consciência.Net